Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB busca cooperação técnica com BNDES para apoio a obras na instituição

UFPB busca cooperação técnica com BNDES para apoio a obras na instituição

publicado: 26/04/2023 18h55, última modificação: 26/04/2023 18h55
As iniciativas poderão acontecer no âmbito de eficiência energética e de valorização do patrimônio de entes públicos

Foto: Vinícius Vieira

A Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba, professora Liana Filgueira, participou, nesta quarta (26), de uma reunião online com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o objetivo de viabilizar acordos de cooperação técnica com a instituição para a conclusão de obras na Universidade.

Na ocasião, a equipe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, chefiada pelo servidor Osmar Carneiro Lima, apresentou projetos que podem ser objeto de parceria com as universidades federais, entre os quais iniciativas nas áreas de eficiência energética e de valorização do patrimônio de entes públicos.

De acordo com a Vice-reitora, a UFPB pretende implantar, em um terreno de sua propriedade em São João do Cariri, município a 250 km de João Pessoa, mais uma usina fotovoltaica. O local reúne condições climáticas ideais para a instalação dos equipamentos. “Esta seria mais uma ação que propomos no âmbito das energias alternativas. A universidade já vem realizando iniciativas neste sentido, como a usina fotovoltaica na unidade de Mangabeira, que demonstra a disposição e o apoio da UFPB para com o tema”, afirmou a profª Liana Filgueira.

Durante a reunião, a Vice-reitora também citou a necessidade de investimentos no Núcleo de Arte Contemporânea, que fica no centro de João Pessoa, entre outros patrimônios da UFPB.

Outra ação que pode receber a parceria do Banco é a retomada das obras do Centro de Convenções da UFPB, localizado em frente à Reitoria, que estão paralisadas desde 2013. De acordo com Jairo Dias, superintendente de Infraestrutura da UFPB (Sinfra), que também participou da reunião, são necessários cerca de R$ 116 milhões para finalizar o prédio. Quando concluído, o Centro de Convenções contará com diversos espaços, como teatro, pinacoteca, museu, espaço para empreendimentos comerciais e auditório para 900 pessoas.

A oportunidade da reunião foi apresentada pelo BNDES durante o Conselho Pleno da Andifes, que se reuniu nos dias 12 e 13 de abril na sede da entidade, em Brasília, para realização da sua 158ª Reunião Extraordinária, quando o Banco mostrou aos reitores uma série de áreas nas quais poderão ser estabelecidas parcerias entre as universidades federais e o BNDES. O Reitor da UFPB, prof. Valdiney Gouveia, esteve presente na ocasião e alinhou a apresentação do Programa do BNDES à universidade.

O Chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Osmar Carneiro Guimarães, afirmou que a equipe do BNDES fica bastante feliz em dar esses primeiros passos nessa parceria, uma vez que a UFPB é uma das universidades de referência do Nordeste e do país. “O banco está disponibilizando seu conhecimento técnico para ajudar na estruturação de novos projetos que possam atrair investimentos para as universidades. E ao atrair investimentos para as universidades, a gente entende que a gente está contribuindo para a melhoria não só da tecnologia, do conhecimento, como para o avanço da região Nordeste e do país”, disse.

Pela UFPB, participaram também da reunião o superintendente adjunto da Sinfra, Alysson Luiz Batista, a superintendente de Orçamento e Finanças, Nicolle Sales da Costa, além de Fernando Antônio Bezerrra da Costa Júnior, representando a Pró-reitoria de Planejamento, e o coordenador de Convênios Arthur Barbosa Arruda.

Da equipe do BNDES, além de Osmar Carneiro Guimarães, participaram da reunião Pedro Lazera Cardoso, Raphael Filipe Silva de Azevedo, Maurício Cardoso e Antônio Vinícius Pimpão Gomes.

Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins