Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina acordo com Universidade de Portugal
conteúdo

Notícias

UFPB assina acordo com Universidade de Portugal

O convênio prevê cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições
publicado: 30/01/2020 16h57, última modificação: 30/01/2020 18h23
Iniciativa estimula intercâmbios entre estudantes, pesquisadores e professores de Ciências Agrárias. Crédito: Otacílio Júnior

Iniciativa estimula intercâmbios entre estudantes, pesquisadores e professores de Ciências Agrárias. Crédito: Otacílio Júnior

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, assinaram, nesta semana, acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural. O convênio tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado por períodos iguais.

A iniciativa propicia também intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado em Areia, no campus II da UFPB, e da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da UTAD.

De acordo com a diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), professora Ana Berenice Martorelli, a UTAD está localizada em um eco-campus que integra um dos maiores Jardins Botânicos da Europa, na cidade de Vila Real.

“Embora seja uma das mais jovens universidades portuguesas, a instituição já ocupa um bom lugar no cenário acadêmico, com instalações modernas e diversas oportunidades para seus discentes”, argumenta a professora.

Para o professor Ricardo Romão Guerra, que coordena o convênio e é vice-diretor do CCA da UFPB, a parceria bilateral revela a importância da internacionalização para as atividades de ensino e pesquisa, especificamente nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

“É uma oportunidade para aprender e trocar experiências entre os dois países”, ressalta o professor.

Mais detalhes sobre o convênio podem ser vistos no edital.

Ascom/UFPB