Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB aprova e amplia Mestrado Profissional em Administração Pública
conteúdo

Notícias

UFPB aprova e amplia Mestrado Profissional em Administração Pública

publicado: 17/12/2024 16h07, última modificação: 17/12/2024 16h08
Programa visa qualificar profissionais para a gestão pública, com oferta de vagas para a primeira turma em 2025 e perspectiva de expansão para o interior do estado

Foto: Divulgação/PROFIAP

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou, em 16 de dezembro de 2024, o ingresso da instituição na Rede Nacional do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). A iniciativa é coordenada pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE). Com a aprovação, a UFPB se junta a outras 41 universidades brasileiras que integram a rede. A primeira turma está prevista para iniciar no semestre de 2025.1.  

O processo seletivo para a primeira turma do mestrado está aberto até 23 de fevereiro de 2025, conforme edital publicado pelo PROFIAP. Para participar, os candidatos devem realizar um teste de proficiência nacional, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), com inscrições abertas de 14 de janeiro a 6 de fevereiro de 2025 e com a realização do teste no dia 23 de fevereiro. 

O PROFIAP visa qualificar profissionais para atuar na gestão pública, com foco em políticas públicas e administração de organizações. O diretor do CCAE, professor Joseilme Gouveia, fala da importância da aprovação. 

“Estamos muito entusiasmados com a aprovação do PROFIAP no CONSEPE, pois ela representa um marco não apenas para o CCAE, mas para toda a UFPB. Receber a primeira turma em 2025.1 será um passo significativo no fortalecimento da formação em gestão pública no estado da Paraíba”, relata.

O professor destacou o interesse em ampliar, ainda mais, o impacto deste programa, criando um núcleo no Campus III. Essa expansão permitirá que a UFPB consolide seu protagonismo em todo o território paraibano, reforçando seu compromisso com a interiorização do ensino de qualidade. O diretor finaliza sua fala, ratificando que a sua expectativa “é que esta iniciativa também estimule novas parcerias institucionais e intercampi, fortalecendo o papel da UFPB como uma referência em educação, pesquisa e extensão”.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site do DCSA/CCAE ou entre em contato pelo e-mail profiap@ccae.ufpb.br.

* * *
Com informações do PROFIAP
Edição: Marcel Vieira
Fotos: PROFIAP e Daniel Guedes
Ascom/UFPB