Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB aprova auxílio financeiro para estudantes de pós-graduação
conteúdo

Notícias

UFPB aprova auxílio financeiro para estudantes de pós-graduação

publicado: 27/11/2021 09h39, última modificação: 27/11/2021 09h44
Resolução aprovada pelo Consuni foi publicada nesta sexta-feira (26)

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta sexta-feira (26), a Resolução nº 13/2021, aprovada na última quinta-feira (25) pelo Conselho Universitário, instituindo o Programa Institucional de Auxílio aos discentes de pós-graduação dos cursos Stricto Sensu da instituição. 

O objetivo é ofertar 250 auxílios, por seis meses, sendo que 50% dos recursos destinados a discentes em vulnerabilidade econômica e 50% serão distribuídos conforme critérios de desempenho acadêmico. 

O auxílio financeiro terá o valor mensal estabelecido em edital específico que será publicado pela Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e em equiparação aos valores praticados pelas agências de fomento, podendo ser renovável, por igual período, a depender da disponibilidade financeira da instituição. O edital também estabelecerá período de inscrições e demais normas da seleção. 

O auxílio financeiro tem caráter temporário, condicionado à disponibilidade orçamentária da Universidade. 

Os requisitos para concorrer são: estar regularmente matriculado no período letivo em vigência, sem bolsas de estudos pagas por agências de fomento ou órgãos conveniados e sem vínculo empregatício; não ter sido beneficiado por auxílio de igual natureza nos últimos seis meses; estar, no máximo, em seu 23º mês, no caso de mestrado, e 47º mês, no caso de doutorado; e, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, apresentar renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, a ser comprovada com a documentação exigida em Edital.

De acordo com o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, os recursos  totais destinados a esse auxílio serão de R$ 2,25 milhões, para estudantes de mestrado e doutorado. 

***
Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia