Notícias
UFPB apresenta aplicativos interativos em saúde e educação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de João Pessoa
Os visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de João Pessoa, que acontece gratuitamente até este domingo, 1º de dezembro, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, podem testar aplicativos interativos em serviços públicos de saúde e educação midiática. As ferramentas foram criadas por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculados ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade e ao Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), do Centro de Informática (CI).
O desenvolvimento dos aplicativos se deu através do projeto de pesquisa “TV 3.0: Aplicações Interativas e Inclusivas em Saúde e Educação na TV Pública”, coordenado pela professora Kellyanne Alves, do Departamento de Comunicação (Decom) do CCTA. A equipe multidisciplinar do projeto – formada por professores, técnicos e estudantes – trabalhou no planejamento e desenvolvimento de conteúdos, interfaces e implementação das aplicações.
O intuito é oferecer soluções de saúde pública e educação midiática a partir dos avanços tecnológicos que estarão disponíveis no Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) com a chegada da TV 3.0. O novo padrão no consumo de conteúdo televisivo oferece uma experiência mais imersiva, interativa e personalizada.
As aplicações em saúde e educação midiática para TV pública 3.0 que serão demonstradas na SNCT 2024 são: o aplicativo Meu SUS Digital TV 3.0 – teleatendimento, com serviços em saúde por meio de agendamento de consulta e teleatendimento; o aplicativo Campanha Saúde TV 3.0, com serviço em saúde e educação midiática a partir da campanha do Novembro Azul; e o aplicativo Code TV 3.0, com serviço em educação via televisão a partir do projeto Codificar para Desenvolver (Code), da Prefeitura de João Pessoa, que integra programação de computadores em escolas públicas municipais de ensino fundamental.
Para a coordenadora Kellyanne Alves, o projeto representa uma oportunidade de criar soluções reais para desafios enfrentados pela sociedade.
“Os aplicativos foram desenvolvidos para explorar as possibilidades do novo padrão de TV 3.0. Com o apoio de importantes parceiros, buscamos transformar a TV pública em uma ferramenta poderosa para oferecer serviços em saúde e educação que beneficiem toda a população”, comentou a professora.
O projeto tem o apoio da Inovatec-JP, entidade ligada à Prefeitura de João Pessoa, e das Secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec), de Saúde (SMS), de Comunicação (Secom) e de Educação (Sedec) do município, além da TV Cidade João Pessoa. A pesquisa conta, ainda, com a parceria da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde.
* * *
Texto: Lucas Andrade, com informações de Kellyanne Alves
Edição: Vinícius Vieira
Foto: Acervo pessoal de Kellyanne Alves
Ascom/UFPB