Notícias
UFPB apoiará Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai apoiar a organização e realização do Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional no primeiro semestre de 2022. A proposta foi apresentada pela direção e por professores do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR/UFPB), além de representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-JP) de João Pessoa, em visita ao gabinete da Reitoria nesta quarta-feira (15).
No encontro, o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia e a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, receberam Mariângela Duarte, nutricionista e diretora de economia solidária e segurança alimentar da Sedes-JP e Sérgio Lucena, presidente do Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa.
Segundo o Reitor, a criação de um Fórum de Segurança Alimentar articula um espaço de diálogo entre profissionais, pesquisadores e sociedade civil para o desenvolvimento de ações sobre como lidar com um problema que afeta a todos.
Também participaram da reunião a Profa. Berla Moraes, Pró-reitora de Extensão (Proex), Prof. João Andrade da Silva, diretor do CTDR, Profa. Ana Luíza Braga, do curso de Tecnologia de Alimentos do CTDR, Profa. Ingrid Gonçalves, do Departamento de Gastronomia da UFPB, e Fabíola Nóbrega Marinho, integrante do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).
Na reunião, foi entregue ao Prof. Valdiney Gouveia o trabalho de conclusão de curso realizado pela estudante da UFPB Giulia Hercília Pereira Silva, do curso de Tecnologia de Alimentos, a qual desenvolveu um aplicativo voltado às boas práticas de controle sanitário de alimentos para os Conseas. Orientadora do trabalho desenvolvido por Giulia Hercília Pereira Silva, a Profa. Ana Luíza Braga explicou que esse aplicativo tem entre suas funções a autocapacitação do conselheiro do Comsea, legislações de apoio e um checklist para classificação dos serviços de alimentação quanto à capacidade de atendimento às boas práticas de manipulação de alimentos.
“Todo serviço de alimentação pode ser beneficiado com esse aplicativo – restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, cozinhas de creches. Então o Comsea pode, com esse aplicativo, fazer uma visita em todos esses espaços e, com base em critérios formulados pela Anvisa, estabelecer se o serviço de alimentação está em condições ótimas, muito boas, boas ou ruins em relação à segurança dos alimentos", disse a Profa. Ana Luíza.
Quanto ao Fórum, de acordo com a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, será composta uma comissão responsável por sua organização. Posteriormente, serão convidadas para integrar o Fórum entidades representativas de diversos segmentos da sociedade, dialogando e encaminhando pautas de políticas públicas referentes à segurança alimentar e nutricional no município de João Pessoa.
O presidente do Comsea, Sérgio Lucena, explicou que o Fórum é fundamental para contribuir com o aumento da segurança alimentar, principalmente nas comunidades mais carentes da Paraíba.
“Com o Fórum, as demandas da sociedade passam a ser ouvidas e debatidas. Essas discussões são colocadas em prática por meio dos órgãos competentes, como o Comsea, que fica responsável por direcionar as pautas para a gestão municipal”, pontuou Sérgio, que destacou a intenção do Comsea de estreitar laços com a UFPB.
***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins