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UFPB analisará dados para melhorar cursos e empregabilidade dos estudantes
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) analisará dados para melhorar seus cursos de graduação e a empregabilidade dos estudantes. O projeto pioneiro e em nível nacional será realizado em parceria com a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Denominada de Ecossistema de Gestão das Graduações das Instituições Federais de Ensino Superior (EcoGrad), a iniciativa será desenvolvida a partir do conceito de Academic Analytics (Analítica Acadêmica, em tradução livre), definido, resumidamente, como tomada de decisões baseada em dados.
A ação vai considerar também as boas práticas e experiências das instituições de ensino e poderá beneficiar mais de 30 mil estudantes de 124 cursos de graduação presenciais e a distância da UFPB.
Na federal paraibana, o projeto será implementado em até um ano, do mês que vem a julho de 2021, sob a coordenação do professor Jorge Dias, do Departamento de Administração, também responsável pelo Observatório de Dados da Graduação, no âmbito da Pró-reitoria de Graduação (PRG), e do recém-criado Laboratório de Gestão e Inteligência de Dados (Lagid).
Jorge Dias destaca que o projeto Ecossistema de Gestão das Graduações das Instituições Federais de Ensino Superior (EcoGrad) tem o objetivo de desenvolver modelos, metodologias e ferramentas, envolvendo sistematização e integração de dados, a fim de auxiliar a gestão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
De acordo com o coordenador da iniciativa na UFPB, a ideia é analisar, por exemplo, os indicadores de qualidade dos cursos, o potencial de empregabilidade dos egressos, a melhoria de índices de diplomação e a diminuição da evasão e da retenção.
“Usaremos a ciência e a inteligência de dados para coletar e analisar dados que subsidiem a gestão acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), por meio de diferentes fontes, gerando informações valiosas, evidências e insights que fundamentem decisões, ações e estratégias dos gestores institucionais”, reforça Jorge Dias.
Segundo a pró-reitora de graduação da federal paraibana, a professora Ariane Sá, o projeto tem um caráter interdisciplinar e contará com a participação de diversos docentes e estudantes da UFPB, bem como de outras instituições, abrangendo áreas como Administração, Computação, Economia, Educação e Estatística.
“O projeto é uma consequência do trabalho que a UFPB vem executando, ao longo do tempo, nessa área e que está se tornando referência para outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes)”, afirma a gestora.
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Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB