Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção com oito vagas para o PET Física

UFPB abre seleção com oito vagas para o PET Física

publicado: 17/07/2024 19h31, última modificação: 17/07/2024 19h31
Inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 22 de julho

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Coordenação Programa e Projetos Acadêmicos (CPPA) da Pró-reitoria de Graduação (PRG), publicou edital voltado à seleção de novos estudantes para o Programa de Educação Tutorial (PET) em Física. Estão disponíveis seis vagas para estudantes bolsistas e duas vagas para voluntários.

Os estudantes bolsistas receberão mensalmente uma bolsa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação no valor de R$700,00.

Para se inscrever, o candidato deve estar regularmente matriculado no curso de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), localizado no Campus I, possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) acima de 6.0 e ter completado, no máximo, 50% da carga horária do curso.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 22 de julho. Os interessados precisam preencher um formulário on-line e anexar os documentos exigidos no item “B” do edital, em formato PDF.

As etapas do processo de seleção ocorrerão presencialmente na sala do Departamento de Física (DF). A primeira etapa eliminatória consiste em uma prova objetiva e dissertativa, que será realizada no dia 7 de agosto, entre 8h30 e 12h30. A segunda etapa, classificatória,  será uma entrevista, a ser realizada em 19 de agosto, das 9h às 12h.

Os resultados preliminares e finais serão publicados no site do PET. As demais etapas do processo seletivo serão publicadas apenas na página http://plone.ufpb.br/PET-Fisica. O edital do processo seletivo tem validade de seis meses, a contar da homologação do resultado final.

Serão selecionados os oito primeiros colocados na lista de classificação, sendo bolsistas os seis primeiros e voluntários, os dois seguintes. Os estudantes voluntários serão suplentes,  com prioridade para substituir bolsistas, desde que preencham os requisitos para ingresso no PET no momento da substituição.

Além da bolsa, o estudante bolsista fará jus, ainda, a um certificado de participação no PET, referente ao tempo de permanência efetiva e comprovada no programa, emitido pela CPPA/PRG/UFPB. O estudante voluntário também fará jus a um certificado de participação, mas apenas após transcorrido o tempo mínimo de dois anos de participação efetiva e comprovada no programa. O teor do certificado do voluntário será idêntico ao documento emitido ao bolsista.

Para mais informações e esclarecimentos, os interessados poderão entrar em contato pelo e-mail petfisica@fisica.ufpb.br, informando, no título da mensagem, a expressão “Processo seletivo 2024 - informações”.

Texto: David Kevin
Edição: Vinícius Vieira