Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre inscrições para o I Seminário Paraibano de Hanseníase
conteúdo

Notícias

UFPB abre inscrições para o I Seminário Paraibano de Hanseníase

publicado: 22/02/2024 18h36, última modificação: 22/02/2024 18h36
Evento ocorrerá nos dias 29 de fevereiro e 1º de março

Foto: Freepik

O projeto de extensão “Educação Permanente em Saúde: Implementando a Vigilância Epidemiológica dos Casos de Hanseníase na Região Metropolitana de João Pessoa” (EPVIP), desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu inscrições para o I Seminário Paraibano de Hanseníase, que ocorrerá nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, no Auditório dos prédio das superintendências da UFPB. 

O projeto é coordenado pelas professoras Valéria Leite e Lenilma Bento, ambas do Centro de Ciências da Saúde (CCS). 

As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) para professores, servidores e alunos da UFPB, enquanto que para usuários externos é por meio de preenchimento do formulário eletrônico. 

O evento terá início às 9h, com uma mesa de abertura. Também haverá apresentações culturais e mesas de discussão. A programação completa e os nomes dos palestrantes podem ser conferidos pelo Instagram do projeto.

O objetivo do evento é trazer informações científicas e epidemiológicas sobre a hanseníase na Paraíba, além de promover o diálogo entre os municípios paraibanos em relação aos desafios para o enfrentamento da doença. A professora Valéria Leite reforçou a importância da discussão acerca da hanseníase, principalmente devido à doença ser negligenciada por boa parte da sociedade, apesar da Paraíba possuir um alto índice de casos da doença.

“Esse seminário surge de uma conversa e de observações. Considerando que o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos de hanseníase, nós temos que discutir, ver como estamos fazendo a busca ativa dos casos e como estamos acompanhando as pessoas em tratamento. Por ser uma doença estigmatizada, a gente precisa também conversar sobre as questões de preconceito e estigma”, explicou a professora. 

O evento possui parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e os participantes inscritos receberão um certificado após o término. 

Além do Instagram, os interessados podem entrar em contato para tirar dúvidas sobre o evento por meio do Whatsapp (83) 98224 6928, assim como pelo e-mail epvip.ufpb@gmail.com

* * *
Texto: Vinícius Marantz
Edição: Aline Lins
Foto: Freepik
Ascom/UFPB