Notícias
UFPB abre inscrições para feira de ciências Talento Científico Jovem
Estão abertas, até 20 de outubro, as inscrições para a 11ª edição da Feira de Ciências Talento Científico Jovem, evento realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para dar visibilidade a trabalhos científicos de autoria de estudantes e professores de escolas públicas e privadas da Paraíba e de outros estados. A edição 2022 ocorrerá no mês de dezembro, de forma remota.
Os trabalhos apresentados pelas equipes – cada uma composta por um professor/orientador e até dois alunos – serão divididos em dois grupos: categoria 1 (Ensino Fundamental II) e categoria 2 (Ensino Médio e/ou Técnico). Eles devem estar inseridos em uma das áreas seguintes: Ciências Exatas, Ciências Biológicas/Saúde ou Ciências Humanas, conforme edital publicado pela UFPB. A inscrição será realizada por meio de um formulário e do envio do material para o e-mail: pbtalentojovem@gmail.com.
Segundo o coordenador da Feira, o professor Clayton Zambeli, além de uma novidade que busca estimular a participação de mulheres na ciência, com a inscrição de duplas femininas, neste ano será mantida a categoria Família, que foi criada durante a pandemia para permitir a participação de pais ou mães.
Serão premiados os três primeiros lugares de cada uma das categorias (Ensino Fundamental II e Ensino Médio e/ou Técnico). A lista dos premiados será divulgada no dia 20 de dezembro. Mais informações estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube).
A Feira
Promovido pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), por meio do Departamento de Biologia Molecular (DBM), o projeto existe desde 2011. O coordenador Clayton Zambeli avalia que a iniciativa, que busca despertar nos jovens o interesse pelo conhecimento científico, tem contribuído para estreitar a aproximação da Universidade com a comunidade externa da Paraíba e de outros estados, beneficiando a todos.
Nas duas edições anteriores, realizadas durante a pandemia, houve um total de 57 trabalhos inscritos. “É uma oportunidade de troca de informações, experiências, ideias, para professores e alunos da UFPB e para professores e alunos de escolas e da comunidade em geral”, salientou o docente do Departamento de Biologia Molecular.