Notícias
Projeto na UFPB abre 20 vagas para prática da arte marcial japonesa Aikido
O projeto de extensão “Gelutas”, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com 20 vagas abertas para modalidade de Aikido, arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba, entre os anos de 1930 e 1960, e que reúne seus estudos marciais, filosóficos e de crenças religiosas.
As inscrições são destinadas à comunidade universitária e externa e devem ser realizadas através do site do projeto de extensão. A iniciativa é coordenada pelo professor Marcelo Bulhões e lecionada pelo professor Diego Sales.
As aulas serão práticas, consistindo em alongamentos, aquecimentos e técnicas de tai sabaki (movimentação e esquiva), de ukemi (quedas), de kokyu (respiração), de defesa pessoal, com bokken (espada), jo (bastão) e tanto (faca de madeira). “Um dos princípios do Aikido é vencer a si mesmo: os medos, fobias, preguiça, egoísmo”, conta o docente.
O foco é crianças a partir de 12 anos, jovens, adultos e idosos, contanto que tenham condições físicas para tal. Para crianças menores de 12 anos, serão criadas turmas específicas, se necessário.
Segundo o professor, a prática de atividades marciais gera uma série de benefícios, como o alívio do estresse, controle da agressividade, melhoria da saúde cardiovascular e motora, além do relaxamento corporal e equilíbrio mental.
“Espera-se que os participantes se beneficiem de um sistema educacional voltado para a prática não apenas do aspecto relativo à defesa pessoal, como também de uma melhor postura frente aos desafios vividos em suas vidas pessoais e profissionais”, conta Diego.
As atividades acontecerão na Sala de Lutas, no Ginásio de Esportes da UFPB, no campus I, em João Pessoa
Carlos Germano | Ascom/UFPB