Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB comemora Dia Mundial do Tai-chi Chuan e do Chi Kung com programação online neste sábado (25)
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB comemora Dia Mundial do Tai-chi Chuan e do Chi Kung com programação online neste sábado (25)

Práticas podem fortalecer imunidade e sistemas respiratório e cardíaco
publicado: 24/04/2020 18h01, última modificação: 24/04/2020 18h05
Interessados em participar das atividades devem se inscrever por meio de formulário. Foto: Reprodução/Google

Interessados em participar das atividades devem se inscrever por meio de formulário. Foto: Reprodução/Google

O projeto de extensão “Musicola – Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latino-americana” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pela professora Alice Lumi, realizará a quarta edição do Dia Mundial do Tai-chi Chuan e do Chi Kung neste sábado (25), com programação online, na Plataforma Meet. Interessados devem se inscrever por meio de formulário.

Em parceria com a Escola Chen e o grupo Pai Lin PB, haverá mesa-redonda e workshops com mestres e performances artísticas das práticas que podem fortalecer a imunidade e os sistemas respiratório e cardíaco. A convidada especial do grupo Pai Lin da Paraíba é Tânia Murakami, professora do Espaço Luz, de São Paulo.

O Tai-chi Chuan é conhecido como “arte da meditação em movimento” ou “arte da longevidade”. Sendo uma técnica de consciência, sensibilização e autoconhecimento, possui seus pilares na medicina chinesa. Consiste de sequências de movimentos inspirados na arte marcial e na leveza, habilidade e equilíbrio da natureza, seguindo os princípios da alquimia Taoísta.

Essa prática psicossomática possibilita o desenvolvimento do chi ou energia interna, restabelecendo a flexibilidade, a saúde dos órgãos internos, a intuição, a criatividade e, sobretudo, o bem-estar e harmonia do corpo físico, mental e espiritual.

Já o Chi Kung é uma técnica milenar chinesa de treino interior, objectivando o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual. Ele resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

Ascom/UFPB