Notícias
Seminário na UFPB debate importância das rochas para fertilização dos solos
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará o I Seminário de Agrogeologia da Paraíba: do rejeito da mineração ao insumo agrícola - um caminho para a agricultura sustentável, de 26 e 29 de agosto, no Centro de Ciências Agrárias, em Areia, para debater a importância das rochas para fertilização dos solos.
Durante o encontro, o geólogo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Éder Martins ministrará nove módulos sobre o tema e apresentará técnica para fertilização. As inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de agosto, por meio da página do evento.
Na oportunidade, ele aprofundará a discussão sobre a importância dos nutrientes existentes nas rochas, já que, em julho, deu um teaser, em palestra na Asplan, acerca das vantagens da técnica, que consiste em uma compostagem com o pó das rochas. Para José Inácio de Morais, o presidente da associação, o método precisa ser fortalecido na Paraíba.
No seminário, haverá ainda palestras sobre o zoneamento agroecológico e os solos da Paraíba, respectivamente com os professores da UFPB Célia Clemente Machado e Raphael Beirigo.
A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) é parceira do evento. Integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) e da Embrapa Cerrados confirmaram presença.
Ascom/UFPB