Notícias
Seminário na UFPB debate ações de enfrentamento à violência no ambiente escolar nesta terça (18)
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai sediar, nesta terça-feira (18), o seminário “Superando a violência, construindo a cultura de paz”. O evento recebe representantes do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da UFPB para debater a violência no ambiente escolar, tema que ganhou projeção nacional em virtude de ataques e ameaças a instituições de ensino ocorridos nas últimas semanas.
As atividades acontecerão no Auditório do Centro de Educação (CE) da UFPB e estarão abertas à comunidade externa, sem necessidade de inscrição ou pagamento. De acordo com a professora Adriana Valéria, diretora do CE, o evento tem o objetivo de divulgar as iniciativas de enfrentamento à violência no âmbito da educação básica, técnica e superior.
A abertura será às 8h, com uma apresentação cultural. Logo depois, às 8h30, o doutor honoris causa da UFPB e coordenador estadual do Movimento pela Paz e Não-Violência (Movpaz), Almir Laureano, profere a palestra “A paz no mundo começa em mim”.
Em seguida, às 9h, representantes do IFPB, das Secretarias Estadual e Municipal de Educação discutem o tema “Educação e ações de enfrentamento da violência”.
Às 10h, os professores Fernando Andrade, Marinilson Barbosa e Elisa Gonçalves Possebon, do CE/UFPB, participam da mesa redonda “Violência, cultura de Paz e saúde emocional: múltiplos olhares”. O momento será voltado para apresentação de estudos e pesquisas desenvolvidos na Universidade sobre mediação de conflitos, diversidade, tolerância religiosa e saúde emocional.
Encerrando o evento, às 11h, os diretores de centros da UFPB se reúnem no fórum “Violência e Cultura de paz na Universidade”, no qual serão apresentadas as iniciativas de cada centro para o enfrentamento à violência no âmbito da UFPB.
Veja abaixo a programação completa:
8h - Acolhimento: apresentação cultural na praça do CE
8h30 - Palestra de Abertura: “A paz do mundo começa em mim”
Almir Laureano, doutor honoris causa da UFPB e coordenador do Movpaz
9h - Mesa Redonda: “Educação e ações de enfrentamento à violência"
Representantes do IFPB e das secretarias de educação municipal e estadual
10h - Mesa Redonda: “Violência, cultura de paz e saúde emocional: múltiplos olhares”
Professores do Centro de Educação da UFPB
11h - Mesa Redonda: “Violência e Cultura de paz na universidade”
Fórum dos diretores de Centro da UFPB
***
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Com informações da Ascom/IFPB