Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Sala Radegundis Feitosa recebe apresentações artísticas do VIII Colóquio de Pesquisa em Música da UFPB até sexta (31)

publicado: 29/05/2024 15h18, última modificação: 29/05/2024 15h21
Apresentações terão início às 19h, com entrada franca ao público em geral e sem necessidade de inscrição prévia

290520241.jpg

Seguem até a sexta-feira (31) as apresentações que compõem a programação cultural do VIII Colóquio de Pesquisa em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), evento em que estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) demonstram suas pesquisas na área. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público em geral e terão início às 19h, na Sala Radegundis Feitosa, localizada no Campus de João Pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Nesta quarta-feira (29), haverá apresentações musicais de piano, trompete e outros instrumentos musicais para celebrar os 10 anos do ‘Artesanato Furioso na Paraíba’, projeto do PPGM em atividade na área de musicologia da performance e composição. Os membros do projeto trabalham com uma perspectiva performática ativa e criativa com foco na ideia da obra musical enquanto acontecimento.

A programação cultural continua na quinta-feira (30), com o recital “Más Qu’ella no Amí - cantos e danças de amor e abandono”. O espetáculo evoca diversas líricas, passando pela canção medieval, pelas cantigas de trovadores de França e Espanha, as canções dos judeus sefarditas até as canções de Elomar, trovador brasileiro contemporâneo. O recital é realizado pelo cantor, violonista e compositor pernambucano Lucas Oliveira, ao lado do grupo paraibano Mosayco (em formação reduzida), com a participação da cantora, bailarina e professora de canto sul-rio-grandense Letícia Torança.

O encerramento da programação cultural ocorrerá com um show do duo Malvez/Guirraiz na sexta (31). Formado pelos músicos CH Malves (baterista e percussionista) e Gui Raiz (pickups e eletrônica), o duo apresenta o primeiro resultado da combinação entre pickups – nome técnico do equipamento utilizado por um Disk-Jockey (DJ) – e a bateria. O show contará com composições que apresentarão formas de interação entre manipulação de vinis e música experimental desenvolvida para bateria, a fim de dar ênfase a formas diversas de aproveitamento dos elementos da música urbana.

Apresentações anteriores

Passaram pelo palco da Sala Radegundis Feitosa os estudantes do PPGM da UFPB Carolina Guimarães e Francisco Andrade, com o show intitulado ‘De viola a rabeca’, e os instrumentistas Mayara Brito e Eduardo Fiorussi, também discentes do PPGM/UFPB, em uma apresentação multi-instrumental de composições autorais e outras de autoria de importantes nomes da música brasileira. Ambas as produções ocorreram na última terça-feira (28).

Sobre o VIII Colóquio de Pesquisa do PPGM/UFPB

O VIII Colóquio de Pesquisa do PPGM da UFPB tem como objetivo promover a difusão das pesquisas em música fomentadas no âmbito da UFPB, incrementar o contato entre discentes, docentes e egressos do PPGM e estimular a participação em eventos correlatos da área. Este ano, a oitava edição do evento celebra os 20 anos de fundação do Programa de Pós-Graduação.

Mais informações, como a ficha técnica de cada apresentação e outras atividades correlatas ao Colóquio, estão disponíveis no site do PPGM e também no perfil do VIII Colóquio de Pesquisa do PPGM no Instagram.

Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins