Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > RNP apresenta ferramentas tecnológicas a gestores da UFPB

RNP apresenta ferramentas tecnológicas a gestores da UFPB

publicado: 13/04/2023 18h24, última modificação: 13/04/2023 18h24
O objetivo do encontro foi promover a divulgação dos serviços no âmbito da instituição

Foto: Milena Dantas

Na manhã desta quinta-feira (13), dois representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) estiveram presentes na sala de reuniões do gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para apresentar aos gestores da Universidade as principais ferramentas tecnológicas ofertadas pela rede ao sistema do qual a UFPB faz parte e que inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, dentre outros.

O Gerente de Serviços da Educação da RNP, Marcelino Nascentes da Cunha, e o Gerente de Serviços da RNP, Rodrigo Azevedo, apresentaram os serviços de Conferência Web, File Sender@RNP, Fone@RNP, Diploma Digital, Moodle, Testbeds, GidLabs, Suporte à E-ciência, CAIS e Nas Nuvens.

O encontro foi realizado com o objetivo de informar os gestores da instituição sobre as ferramentas existentes e, desta forma, promover a divulgação dos serviços no âmbito da instituição e o melhor uso. Os representantes da RNP falaram sobre como cada funcionalidade pode auxiliar universidades e algumas novidades de interesse da instituição.

Participaram do encontro a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira; o Pró-reitor de Pós-graduação, Prof. Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho; o Pró-reitor de Administração, Prof. Cássio Besaria; o Pró-reitor de Pesquisa, Prof. Valdir Braga; a Superintendente de Tecnologia da Informação, Profa. Camila Vital; a Superintendente de Educação a Distância, Profa. Raíssa Paulino, e o Chefe de Gabinete, Prof. Pablo Moreira.

Os representantes da RNP aproveitaram a ocasião também para apresentar novidades a respeito dos serviços ofertados, como a nova versão do sistema Conference Web, e a criação de serviços de consultoria em cibersegurança e o SOC (Security Operation Center).

“O Conference Web, que é um dos serviços mais utilizados pelas nossas instituições. Um serviço que possibilita reuniões, aulas remotas etc. Ele será todo remodelado. Em uma ou duas semanas lançaremos uma nova versão, mais fácil de usar. Temos ainda os serviços que são focados para pesquisa, que são serviços de eficiência, laboratórios de teste que são utilizados especificamente para pesquisadores de ponta, para possibilitar a realização de pesquisas de campo”, disse Marcelino Cunha.

Dentre os serviços para apoio a pesquisadores o Suporte à e-ciência foi destaque, por oferecer serviço de transferência de dados com alto desempenho e ambientes para experimentação, como o Testbed, plataforma para conduzir experimentos rigorosos, transparentes e replicáveis de teorias científicas, ferramentas computacionais e novas tecnologias; e o GidLabs, plataforma que permite o desenvolvimento de experimentos práticos com autenticação e autorização, e em certificação digital.

A RNP é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que disponibiliza serviços personalizados, internet segura e de alta capacidade e promove projetos de inovação. A UFPB já tem uma longa parceria com a RNP. Muitos dos sistemas ofertados hoje pela rede e utilizados por diversas instituições de educação e pesquisa do país foram criados e continuam a ser atualizados por professores e pesquisadores da UFPB, como comentou Marcelino Cunha.

“Então, nós viemos para a UFPB porque é nossa parceira desde muito tempo e boa parte dos serviços que foram falados aqui saíram daqui, de pesquisadores daqui. O diploma digital foi criado aqui; o Edu Play foi criado aqui; e a gente veio para cá exatamente por isso, para poder conversar com os nossos parceiros que são professores aqui e aproveitar e fazer essa divulgação desses serviços”, disse Marcelino.

O Diploma Digital e o Eduplay, plataforma universitária de conteúdo audiovisual, foram desenvolvidos no Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), integrado ao Centro de Informática da UFPB.

Os serviços disponibilizados pela RNP podem ser acessados por alunos e servidores da UFPB por meio da comunidade acadêmica federada (cafe), mediante cadastro de login e senha. A RNP disponibiliza o e-mail atendimento@rnp.br para esclarecimento de dúvidas e mais informações sobre as ferramentas disponíveis.

"Muito importante esse encontro porque nos aproxima de instituições fundamentais para o nosso bom funcionamento. Além disso, os gestores da RNP trouxeram novidades que vão contribuir mais ainda na otimização dos serviços de Tecnologia da Informação", disse a Vice-reitora Liana Filgueira.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui

Edição: Aline Lins