Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor Valdiney Gouveia anuncia para este mês de setembro a conclusão da obra de ampliação da Escola de Música da UFPB

publicado: 27/08/2024 15h46, última modificação: 27/08/2024 15h46
Obra, que estava paralisada, foi retomada em 2021, representando um investimento superior a R$ 2,4 milhões

Foto: Ascom/UFPB

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, anunciou, nesta terça-feira (27), a conclusão, para este mês de setembro, da obra de ampliação e conclusão da Escola de Música da UFPB. A obra é uma das que se encontravam paralisadas quando o Reitor assumiu a UFPB, sendo a licitação realizada em dezembro de 2020 e seu andamento retomado em 2021. O investimento na obra supera o valor de R$ 2,4 milhões.

Para o Prof. Valdiney, a conclusão da ampliação da Escola de Música, uma iniciativa da sua gestão como Reitor, em benefício da comunidade acadêmica, é uma grande conquista que reflete o esforço e o compromisso daqueles que integram a sua equipe diretamente envolvidos nesse trabalho, como as Superintendências de Infraestrutura e de Orçamento e Finanças, e Pró-reitorias de Administração e Planejamento, além da Reitoria, Vice-reitoria e Chefia de Gabinete.

Segundo o Reitor, que realizou visita à obra nesta terça-feira, ela estava paralisada desde 2008. “Após retomarmos a obra, em 2021, sua execução foi interrompida em 2022 em razão de problemas com a construtora vencedora do certame. Com a convocação da segunda colocada, retomamos novamente a obra no início de 2023, e vamos inaugurar, agora, no mês de setembro de 2024”, disse o Reitor Valdiney Gouveia.

A ampliação da Escola de Música foi implantada junto à atual Escola de Música da UFPB, em conjunto com a Sala de Concertos Radegundis Feitosa. A escola existente, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), era um único pavimento térreo, prédio construído há mais de 30 anos e que não comportava mais, adequadamente, as atividades acadêmicas. A ampliação da Escola de Música havia sido considerada, ainda em 2017, uma obra prioritária. Contudo, somente em 2021, a obra foi retomada pelo Reitor Valdiney Gouveia.

A obra para ampliação da Escola de Música realizada pela atual gestão desenvolve-se em dois pavimentos, sendo a área construída de 1079,20m² no pavimento inferior e de 965,20m² no pavimento superior. A área total da ampliação corresponde a 2044,40m². O prédio segue as normas de acessibilidade e possui instalações de prevenção e combate a incêndio.

A obra de ampliação da Escola de Música contempla salas de aula, tanto teóricas quanto práticas, inclusive uma sala de aula para percussão com cabines, salas de estudo individuais, ambientes de professores, estúdio de composição, biblioteca, miniauditório para 88 pessoas e 02 cadeirantes, com reserva de assentos para pessoa obesa e pessoa com mobilidade reduzida.

Entre os principais investimentos, destacam-se, esquadrias (janelas e portas) acústicas e comuns; revestimento de piso das salas de aula; instalações elétricas; instalações de prevenção e combate a incêndio (com construção do abrigo para o reservatório pressurizado de combate a incêndio); instalações de proteção contra descargas atmosféricas; pavimentação da passarela de ligação da escola atual com a ampliação; banheiros acessíveis; copa; pavimentação do passeio, construção da escadaria e da rampa de acesso secundário à ampliação da escola; revestimento do piso do anfiteatro; corrimãos/guarda-corpo das rampas, escadas e muretas; coberta da rampa de acesso ao pavimento superior; proteção contra insolação (brises) em alumínio; um ambiente para reprografia; e o conjunto de ambientes do Compomus, incluindo um estúdio.

Texto: Aline Lins
Fotos: Ascom/UFPB