Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB retoma obra do Centro Administrativo do Campus IV, paralisada há quase 14 anos

publicado: 14/05/2024 11h32, última modificação: 14/05/2024 11h38
Inserido em área de preservação histórica, imóvel será capaz de abrigar eventos de médio e grande porte, após conclusão de obra

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retomou a obra de construção do bloco do Centro Administrativo do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no Campus IV, na cidade de Rio Tinto, depois de quase 14 anos paralisada. Após assinatura do contrato, pelo Reitor Valdiney Gouveia, no valor de R$ 885.099,44, a ordem de serviço foi emitida, em 31 de janeiro de 2024, pela Superintendência de Infraestrutura da UFPB (Sinfra), e a obra teve início em fevereiro.

A retomada de obras paralisadas há mais de dez anos é compromisso da gestão do professor Valdiney Gouveia, como explica o Reitor. “Nós retomamos, em todos os campi da UFPB, pelo menos, uma obra importante. No caso específico do Campus IV, nós retomamos a obra do Centro Administrativo, ação da Reitoria para que esse espaço pudesse atender a todas as pessoas que ali compõem a comunidade universitária”, disse o professor Valdiney Gouveia.

O imóvel está inserido na poligonal de preservação rigorosa delimitada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP. “É parte da história de Rio Tinto, ainda quando funcionava a fábrica, um espaço singular da UFPB. Então, a gente favorece aquele campus com um espaço, um Centro Administrativo, capaz de abrigar eventos de médio e grande porte, isso é fundamental para desenvolver os campi fora de sede”, completou o Reitor.

De acordo com a Superintendência de Infraestrutura da UFPB (Sinfra), a execução do projeto teve início no ano de 2010. O Centro Administrativo do Campus de Rio Tinto foi objeto de um projeto de 2009, construído em meio ao remanescente de uma edificação da antiga Companhia de Tecidos de Rio Tinto. Paralisada desde então, a edificação vem sofrendo com a depreciação devido ao tempo.

A edificação é de alvenaria de tijolos cerâmicos aparentes nas fachadas. A área construída da edificação é de mais de 1,6 mil metros quadrados, além de um pátio coberto, um pátio descoberto e um auditório.

A conclusão do Centro Administrativo de Rio Tinto disponibilizará espaços importantes para melhoria da infraestrutura do CCAE em Rio Tinto. Trata-se de uma demanda urgente, uma vez que a obra está quase concluída e a demora da sua finalização poderá causar mais degradações nas áreas já recuperadas.

Estão previstos na obra a construção de salas administrativas: Diretoria do centro, Vice-diretoria, Secretaria da diretoria, Secretaria da Vice Diretoria, Assessoria da Diretoria, Secretaria, Sala de Reuniões, setor de reprografia, almoxarifado, sala para guarda de equipamentos acadêmicos, área para ampliação; salas de atendimento: sala odontólogo 1, sala odontólogo 2, sala clínico geral 1, sala clínico geral 2, sala assistente social e psicopedagogo, recepção, sala de professores; auditório com 468 lugares, camarim, sala de equipamento de projeção, sala de apoio a eventos; centro multimídia; 4 conjuntos coletivos de banheiros; e pátio interno parcialmente coberto.

A obra atenderá a critérios de sustentabilidade, de acessibilidade, garantindo que seja acessível para pessoas com mobilidade reduzida, e de segurança, incluindo projeto para prevenção e combate a incêndio. De acordo com o superintendente da Sinfra, Jairo Dias, o prazo de execução da obra é de 240 dias.

Texto: Aline Lins
Foto: Aline Lins e Sinfra/UFPB