Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB participa de solenidade no HULW-UFPB/Ebserh para entrega de tomógrafo computadorizado multi slice

publicado: 27/08/2024 14h45, última modificação: 27/08/2024 14h45
Novo equipamento possui 128 canais e possibilita maior precisão em diagnósticos

Foto: Oriel Farias

Nesta terça-feira (27), o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu um equipamento de tomografia computadorizada multi slice de 128 canais, tecnologia superior ao aparelho atual de 64 canais. A inauguração do equipamento contou com a presença do Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia.

Para a entrega do novo equipamento, foi realizada uma solenidade na manhã desta terça-feira (27) presidida pelo Superintendente do HULW, professor José Eymard Moraes de Medeiros Filho, com a participação da equipe de gestores do hospital e representantes da área da saúde de instituições parceiras.

A tomografia computadorizada (TC) é um equipamento usado no diagnóstico médico por imagem, permitindo a visualização detalhada de estruturas internas do corpo humano. O novo tomógrafo de 128 canais irá possibilitar mais precisão para o diagnóstico dos pacientes do HULW, bem como proporcionarão ferramentas mais modernas para utilização no ensino e pesquisa.

O investimento no novo tomógrafo foi equivalente a R$ 2.411.171,00. Também foi feita a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia para adequação dos ambientes necessários ao funcionamento do dispositivo, com investimento de R$ R$ 27.258,90, e a execução das adequações e adaptações da infraestrutura de modo a permitir a adequada instalação e funcionamento do tomógrafo, com investimento de R$ 903.727,47.

O Reitor Valdiney Gouveia destacou que os resultados obtidos e investimentos realizados no hospital são fruto do trabalho da gestão do HULW, inicialmente com o ex-superintendente, Dr. Marcelo Tissiani, sucedido pelo atual superintendente, Dr. José Eymard Moraes de Medeiros Filho, gestores que elevaram o patamar do HULW.

“Tenham certeza, o HULW chegou até aqui, e eu não acredito que tenha volta atrás, eu acredito que é daqui para muito melhor, essa é minha confiança, expectativa e desejo de que a Universidade cresça”, disse.

De acordo com o Dr. José Eymard Moraes de Medeiros Filho, o trabalho realizado no HULW deixa como legado a cultura de um processo voltado para a eficiência, produtividade, para o cuidado com o dinheiro público, cuidado com os equipamentos, noção de necessidade e de prioridade. Ele também destacou a necessidade da continuidade do projeto. “E essa entrega desse equipamento, realizada no dia hoje, é a prova disso, de que temos uma gestão que trabalhou com autonomia delegada por nosso Reitor, sempre nos estimulando a fazer o nosso melhor”, disse o superintendente, agradecendo ao Reitor Valdiney Gouveia e destacando o papel fundamental de toda a equipe que forma o HULW, um hospital parceiro do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.

Também participaram da solenidade o Gerente Administrativo, André Luis Coelho Fernandes, o Gerente de Ensino e Pesquisa, Alexandre Medeiros de Figueiredo, a Gerente de Atenção à Saúde, Ana Caroline Escarião, entre outros gestores e servidores do hospital, bem como representantes de outras instituições, como a Chefe de Regulação do Município de João Pessoa, Gabriela Azevedo.

Funcionamento e benefícios do novo aparelho

A quantidade de canais afeta diretamente a resolução das imagens. Com 128 canais, o tomógrafo consegue captar detalhes mais finos, o que é essencial em diagnósticos complexos, como em casos de doenças cardiovasculares, tumores ou problemas neurológicos. O tomógrafo de 64 canais oferece uma resolução adequada para a maioria dos exames, porém, em alguns casos específicos, a definição das imagens pode não ser suficiente para detecções muito precisas. Já tomógrafo de 128 canais proporciona uma resolução superior, permitindo visualizar com clareza estruturas muito pequenas, como vasos sanguíneos finos ou lesões menores. Isso aumenta a precisão diagnóstica e pode ser crucial para detectar doenças em estágios iniciais.

Outro benefício significativo do tomógrafo de 128 canais é a redução do tempo de exame. Com mais canais, o equipamento pode capturar as imagens necessárias mais rapidamente, o que diminui o tempo que o paciente precisa permanecer imóvel dentro do aparelho, além de possibilitar que mais pacientes possam se submeter ao exame, auxiliando na redução das filas de espera. O novo equipamento proporciona imagens de maior qualidade, maior velocidade de exame e maior segurança ao reduzir a exposição à radiação.

Sobre a Ebserh

O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Texto: Vinícius Vieira com informações do HULW
Edição: Aline Lins