Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB inaugura prédio da Pós-Graduação em Ciência Animal no Campus II

Reitor da UFPB inaugura prédio da Pós-Graduação em Ciência Animal no Campus II

publicado: 16/10/2024 10h21, última modificação: 16/10/2024 10h32
Prédio foi entregue após investimento de R$ 2 milhões para conclusão da obra

Foto: Vinícius Vieira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entregou, à comunidade acadêmica do Campus II (Areia), o prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAn). A nova estrutura foi inaugurada nesta terça-feira (15), em solenidade com a presença do Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia.

O prédio fazia parte de um conjunto de obras recebidas inacabadas pela atual gestão da Universidade. A construção da edificação teve início em maio de 2011, mas foi interrompida em 2013. Os trabalhos foram retomados em fevereiro de 2023, e o investimento para a conclusão da obra foi de, aproximadamente, R$ 2 milhões.

A edificação conta com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório com capacidade para 60 pessoas, áreas administrativas e de estudo, distribuídos em dois pavimentos com um total de 890,20 metros quadrados de área construída. Nos novos ambientes, há ainda uma sala de convivência, sala para equipamentos, sala de metodologias ativas, espaço para atendimento de animais silvestres (aves, mamíferos e répteis), além de laboratórios de diagnóstico animal, diagnóstico molecular, medicina da conservação, patobiologia e morfologia.

Antes do descerramento da placa de inauguração, o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, destacou em discurso que a conclusão da obra só foi possível graças aos esforços da equipe da Universidade e à destinação de recursos provenientes de emendas dos parlamentares Frei Anastácio e Pedro Cunha Lima, estes quando do exercício do mandato de deputado federal, e também de emendas dos parlamentares Damião Feliciano e Efraim Filho.

"Nós precisamos buscar parcerias públicas e privadas para que a universidade não sucumba à realidade orçamentária desfavorável. Que vocês sigam com essa postura de tentar buscar parcerias, que não se acomodem, que busquem parlamentares. Estas são algumas das saídas que nós temos hoje”, disse o Reitor Valdiney Gouveia.

Em seguida, o Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPB, professor Leonardo Lopes, ressaltou o impacto do CCA, reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior. Ele também elogiou a equipe do PPGCAn pela trajetória de sucesso do Programa de Pós-Graduação, que alcançou indicadores de alta qualidade, como grande quantidade de trabalhos classificados como A1 e A2, estratos de maior reconhecimento e impacto, e mestrado com nota 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Em sua fala durante a entrega do prédio, o vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e ex-coordenador do PPGCAn, professor Ricardo Guerra, destacou o desafio de criar o Programa, há mais de 10 anos, relembrando a contribuição fundamental de docentes de várias partes do país para a consecução deste objetivo.

Já o coordenador do PPGCAn, professor Artur Fernandes, enfatizou que o Programa tem colhido resultados positivos, especialmente com a recente aprovação do doutorado após um processo de amadurecimento. Ele ressaltou também a coincidência simbólica da inauguração do prédio no Dia dos Professores e lembrou que o espaço, antes coberto por mato, agora se concretiza como um marco que beneficiará não apenas a pós-graduação, mas toda a comunidade acadêmica do CCA.

Encerrando os discursos, o titular da Superintendência de Infraestrutra (Sinfra) da Universidade, Jairo Dias, expressou sua satisfação em entregar mais uma obra à instituição, elogiando a equipe técnica da Sinfra e a construtora responsável pelo projeto quanto à qualidade do acabamento e o comprometimento com o prazo. Ele ressaltou que essa entrega faz parte do compromisso da atual gestão de concluir uma obra em cada campus do interior, mencionando as próximas inaugurações previstas nos campi III (Bananeiras) e IV (Rio Tinto).

Convidados

Estiveram presentes ao evento: o Chefe do Gabinete da Reitoria, professor Pablo Nogueira; a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Rita de Cássia Pereira; o Pró-reitor de Administração, professor Cássio Besarria; e o Coordenador-geral de Acompanhamento e Avaliação da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG), professor Humberto Vilar.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAn)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAn) da UFPB iniciou suas atividades em 2012 e possui conceito CAPES 4, considerado de bom desempenho e próximo à nota máxima, que é o conceito 5, para programas que ofereciam, à época de suas avaliações, apenas cursos de mestrado.

As primeiras turmas do doutorado do PPGCAn tiveram início em 2024, após o Programa ter conseguido aprovar sua Avaliação para Proposta de Cursos Novos (APCN) junto a CAPES em 2023.

Atualmente, 45 discentes estão matriculados no PPGCAn, entre mestrandos e doutorando, que desenvolvem pesquisas em duas linhas de pesquisa: ‘Epidemiologia, diagnóstico, prevenção e controle das doenças na interface humana-animal-ambiental’ e ‘Morfofisiologia e biotecnologias aplicadas à saúde, conservação e desenvolvimento nos biomas nordestinos’.

Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Vinícius Vieira