Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB e embaixador do Azerbaijão assinam carta de intenções

Reitor da UFPB e embaixador do Azerbaijão assinam carta de intenções

publicado: 29/11/2021 16h50, última modificação: 30/11/2021 20h32
Acordo busca fortalecimento de ações acadêmicas de cooperação entre Brasil e Azerbaijão
Foto: Angélica Gouveia
Embaixador Elkhan Polukhov (E) e Reitor Valdiney Gouveia (D)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta segunda-feira (29), a visita do embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elkhan Polukh Polukhov. Durante o encontro, o embaixador e o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, assinaram uma carta de intenções, cujo objetivo é fortalecer a cooperação entre Brasil e Azerbaijão dentro do campo técnico-científico.

Presidida pelo Reitor Valdiney, o evento contou com a presença da Vice-reitora Liana Filgueira, de pró-reitores da Universidade, além do presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, Prof. Sandro Marden, entre outros gestores. Além do Reitor, a mesa da solenidade foi composta pelo embaixador Elkhan Polukh e pelo superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Dr. Marcelo Tissiani.

Vice-Reitora Liana Filgueira

Durante o encontro, o Reitor ressaltou a necessidade de ampliação de laços entre os dois países, assegurando a discussão de ações entre Brasil e Azerbaijão sobre mobilidade acadêmica e intercâmbio de conhecimento.

“Receber nossos irmãos do Azerbaijão significa abrir horizontes no que se refere a oportunidades de cooperação. É a Universidade que nós queremos ser no sentido de inclusão, figurando um olhar para além de suas fronteiras. O embaixador é muito bem-vindo. Seguramente, temos muito o que aprender e contribuir com o Azerbaijão, de maneira que ambos os países e suas universidades possam ser beneficiadas”, destacou o Prof. Valdiney, citando potenciais áreas para parcerias como energias renováveis, agricultura e na educação a distância.

Para o embaixador Elkhan Polukh, a oportunidade de visitar e conhecer a UFPB possibilitou a identificação de diferentes áreas de atuação em comum, que podem ser aplicadas no desenvolvimento de medidas colaborativas que impactem positivamente as partes envolvidas.

Embaixador Elkhan Polukh e Reitor Valdiney Gouveia recepcionados no CEAR pelo Vice-Diretor do centro Marçal Rosas (C)

Após a assinatura da carta, o embaixador visitou diferentes espaços da UFPB, incluindo o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e laboratórios do Centro de Tecnologia (CT), do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR).

Foram visitados o Laboratório de Combustíveis e Materiais (Lacom), Laboratório de Energias Renováveis, Laboratório de Refrigeração por Adsorção (Labrads), Laboratório de Síntese e Caracterização de Filmes Finos (Labfilm), Laboratório de Solidificação Rápida (LSRAP), Laboratório de Bioenergias, Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais (Tecnomat), Laboratório de Energia Solar (LES) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais (Nepem).

(Da esq. p/ dir.) Gerente de Ensino e Pesquisa/HULW Eduardo Fonseca, Embaixador Elkhan Polukhov, Superintendente/HULW Marcelo Tissiani e Reitor da UFPB Valdiney Gouveia

O superintendente do HULW, Dr. Marcelo Tissiani, ressaltou a oportunidade de demonstrar, durante a visita do embaixador, a verdadeira essência do hospital-escola, que são o ensino, a pesquisa e a extensão, possuindo como principal missão a formação dos profissionais da área da saúde.

Segundo o Prof. Sandro Marden, presidente da ACI/UFPB, a aproximação entre os dois países é uma oportunidade de expandir a influência acadêmica da UFPB e construir um espaço multicultural de troca de informações.

“Existem temas que são transculturais e, no caso do Azerbaijão, falamos de um país com boas universidades em áreas como energias e materiais. Essa parceria faz parte de uma estratégia da UFPB de incluir países que estão fora dos eixos tradicionais de expansão da pós-graduação, protagonizados pelos Estados Unidos e países europeus. É muito positivo para a UFPB expandir suas fronteiras, ao mesmo tempo em que compartilha suas especialidades e competências”, afirmou o presidente da ACI/UFPB.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins