Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Quatro propostas de pesquisa da UFPB são aprovadas em chamada pública da Finep

Quatro propostas de pesquisa da UFPB são aprovadas em chamada pública da Finep

publicado: 30/08/2024 09h16, última modificação: 30/08/2024 10h08
Somando o total, serão quase R$ 20 milhões investidos na UFPB

Foto: Gustavo Ribeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve, na última terça-feira (27), sua proposta institucional totalmente aprovada, com quatro subprojetos de pesquisa selecionados em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal. O resultado final da avaliação de mérito foi divulgado na última terça-feira (27), e o montante para financiar os subprojetos da UFPB será de quase R$ 20 milhões.

Nesta seleção, a UFPB destacou-se com dois subprojetos, que conquistaram a média máxima, ocupando, assim, o primeiro lugar do ranking, empatados com um subprojeto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os outros dois subprojetos da UFPB também ficaram bem posicionados no resultado final da chamada pública. Todos os quatro conquistaram valores próximos a R$ 5 milhões, cada.

A coordenadora-geral de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB, professora Renate Wellen, descreve as etapas da chamada pública.

“Para participar da chamada, as IFES [Instituições Federais de Ensino Superior] tiveram que apresentar uma proposta institucional em que demonstrem seus objetivos, justificativas e disponibilidade, bem como dados referentes às suas atividades de pós-graduação e pesquisa. As propostas institucionais comportam os subprojetos, que são avaliados individualmente, e, por isso, é possível a ocorrência de aprovação da proposta institucional, mas não de todos os subprojetos que a compõem. No caso da UFPB, entretanto, a aprovação se deu de forma integral: a proposta institucional e todos seus subprojetos”, explica a docente.

A chamada pública promovida pela Finep teve como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro de projetos institucionais, a fim de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade internacional, aumentando a competitividade em diversas áreas de conhecimento. Também está entre os objetivos da chamada pública o fomento à cooperação entre as Instituições de Ciências e Tecnologias (ICT) e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP), para garantir a sustentabilidade e a operacionalidade das infraestruturas de pesquisa.

As despesas que os subprojetos poderão financiar são: aquisições de equipamentos de software de médio e grande porte; despesas operacionais com importação; serviços de engenharia para pequenas adaptações de instalação dos equipamentos. Os recursos também podem ser atribuídos a obras e instalações: pequenas adaptações de instalação dos equipamentos solicitados nos subprojetos. Além da compra de equipamentos de grande, médio e pequeno porte desde que atendam itens previstos no edital, e materiais permanentes relacionados com a instalação de equipamentos.

O coordenador do subprojeto ‘Ampliação e consolidação da infraestrutura de pesquisa em microbioma, nutrição e saúde - AMPMICRONS’, um dos que liderou a lista dos classificados, professor Evandro Leite, informou que a infraestrutura adquirida auxiliará no desempenho dos Programas de Pós-graduação. “Ainda, resultará no estabelecimento de condições e oportunidades de formação e integração de diferentes grupos de pesquisa com elevado padrão de produção científica e tecnológica na UFPB”, completou o professor.

As propostas aprovadas deverão ser contratadas em 60 dias, segundo o Edital que regulamenta a chamada pública, contados a partir da Decisão da Diretoria Executiva da Finep que aprova as condições para o apoio de cada projeto.

Confira, a seguir, os subprojetos da UFPB aprovados:

Ampliação e consolidação da infraestrutura de pesquisa em microbioma, nutrição e saúde - AMPMICRONS.

Receberá R$ 4.742.407,61

Laboratórios Associados de Ciências Moleculares - LAB-CIMOL.

Receberá R$ 4.964.799,82

Biomarcadores vocais e neurofisiológicos para predição, diagnóstico e monitoramento em saúde - BVNS.

Receberá R$ 4.997.735,46

Expansão e Modernização da Infraestrutura de Pesquisa da Área de Farmácia na UFPB - EMIPEFAR.

Receberá R$ 4.991.996,03

Texto: David Kevin