Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Publicado edital com 40 bolsas de extensão para ações estratégicas da PROEX da UFPB

publicado: 11/07/2023 18h20, última modificação: 11/07/2023 18h20
O edital contempla 24 ações que poderão submeter projetos

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, na última sexta-feira (07), o edital de registro de submissão das ações estratégicas para o desenvolvimento institucional da Proex, que inclui projetos que terão vigência de 1º de agosto a 31 de dezembro.

É a primeira vez que a UFPB publica um edital específico para as ações estratégicas, anteriormente inseridas no Edital Probex.

Por meio do edital a Proex oferta 40 bolsas de extensão para ações estratégicas que compreendem os projetos articulados com a Pró-reitoria para o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional vigente (PDI); os projetos oriundos dos núcleos de extensão, equipamentos e grupos de arte e cultura vinculados à Proex; e os projetos do Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária (PIAC).

Os coordenadores das unidades listadas no edital deverão submeter propostas até o dia 18 de julho, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Estão aptos a submeter projetos os coordenadores das 24 unidades contempladas pelo edital, considerando critérios administrativos. São órgãos suplementares e unidades institucionais vinculadas à Proex ou que vem desenvolvendo ações dialogadas com esta Pró-reitoria de forma a colaborar com o atendimento das metas do PDI.

Dentre as unidades contempladas estão, por exemplo, o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO), Núcleo Integrado de Estudos da Terceira Idade (NIETI), Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec), Comissão de Gestão Ambiental (CGA), Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), Prática de Desporto Universitário da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), e mais.

Conforme anunciado pela Pró-reitora de Extensão, professora Berla Moraes, outra novidade é que a partir de 2024 o edital de ações estratégicas voltará a ser ofertado anualmente, no início do ano, com 12 meses de ação, seguindo desvinculado do edital Probex.

“As 40 bolsas ofertadas serão distribuídas por critérios administrativos, que oportunizarão a participação de discentes em espaços institucionais como os núcleos de pesquisa e extensão, grupos e equipamentos de arte e cultura, laboratórios, programas, comitês e órgãos suplementares e outras pró-reitorias, colaborando para seu processo formativo, desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas, profissionais e para a cidadania”, explicou a Pró-reitora.

Seleção de alunos bolsistas e voluntários

No mesmo edital já constam as regras e procedimentos para a seleção dos alunos bolsistas e voluntários que vão atuar nos 24 projetos contemplados pelo edital. O candidato deve manifestar interesse na vaga por meio do SIGAA, no período de 20 a 26 de julho de 2023.

O estudante de graduação selecionado receberá mensalmente bolsa de extensão no valor de R$700,00 enquanto durar a vigência do projeto. As bolsas são mantidas com recursos próprios da Proex.

Pode se candidatar a uma das bolsas o aluno regularmente matriculado na UFPB, que não esteja em fase de conclusão do curso, que não participe como bolsista de outro programa acadêmico (com exceção da assistência estudantil), e tenha disponibilidade de 20h semanais, conforme a necessidade e o plano de trabalho do projeto ao qual se candidatar.

O estudante deve ser titular de conta-corrente de qualquer banco físico do país; no caso de poupança apenas serão aceitas as da Caixa Econômica Federal. Também serão aceitas contas nos bancos digitais Nubank ou Inter.

A seleção será composta de análise de currículo e carta de intenções, e entrevista para defesa do conteúdo exposto na carta de intenções. O processo de seleção e aprovação do estudante como bolsista no projeto de extensão será realizado pela coordenação de cada ação.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Vinícius Vieira