Notícias
Promovido pela UFPB, II Mobility Summit apresenta perspectivas e desafios da mobilidade elétrica
Nesta sexta-feira (26), o Auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa, foi palco da segunda edição do Mobility Summit, um evento promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para despertar discussões sobre a mobilidade elétrica. Reunindo profissionais, estudantes e representantes de entidades públicas e privadas, o evento foi marcado por debates acerca dos investimentos e inovações na indústria local, regional e nacional, no contexto da mobilidade sustentável.
A mesa de abertura contou com a presença da Reitora em exercício da UFPB, Profa. Liana Filgueira, do diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade, professor Euler Cássio de Macêdo, e do representante da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na UFPB, professor Ademar Netto, que também é docente do CEAR/UFPB.
Ambos trouxeram suas perspectivas e experiências para enriquecer o diálogo sobre os rumos da mobilidade elétrica no cenário atual e também agradeceram, em suas falas, aos patrocinadores e apoiadores do evento, como a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Agência Inovação Tecnológica (Inovatec/JP), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Vivenciamos um desequilíbrio ambiental por causa da utilização majoritária de combustíveis fósseis ao mesmo tempo em que sabemos que a utilização de combustíveis é vital para a manutenção das atividades econômicas. Neste cenário, o incentivo à produção dos carros elétricos é muito importante, mas também é bastante desafiador. Então, parabenizo o CEAR pela iniciativa deste evento em busca de um mundo melhor, de um mundo cada vez mais sustentável”, afirmou a Reitora em exercício da UFPB.
Após a abertura, os participantes do II Mobility Summit assistiram a uma palestra do diretor de vendas de ônibus e caminhões da empresa chinesa BYD, Bruno Paiva, sobre o modelo de negócios da empresa, que é a líder do setor de automotores elétricos. Ainda durante a primeira parte do evento, convidados da BYD, Energisa e da UFPB discutiram, no painel “Desafios e perspectivas sobre veículo elétrico”, a importância de políticas públicas e incentivos para impulsionar a adoção de veículos elétricos e a infraestrutura necessária para operação destes automotivos.
Outras atividades ocorreram durante o período da tarde. Confira a programação completa nos perfis @sg2.ufpb e @embrapii.cear, contas oficiais no Instagram do grupo de pesquisa Smart Grid Group (SG2) e da Unidade Embrapii do CEAR/UFPB, respectivamente.