Notícias
Projeto na UFPB lança podcast para dar um up na formação de professores
O projeto de extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) resolveu ampliar seu público-alvo e lançou podcast para dar um up na formação de professores de outras disciplinas.
O primeiro episódio do EFOPLI Connects foi ao ar nesta quarta-feira (15) e já teve 100 acessos no Brasil e no exterior. Para ouvi-lo, basta acessá-lo por meio do site ou dos aplicativos Spotify e Deezer.
O canal oferecerá conteúdo mensal ao público docente sobre assuntos relacionados ao ensino de línguas e educação em geral. O formato é de entrevista, sempre com a participação de um convidado.
A ação, em parceria com o Departamento de Mídias Digitais da UFPB, no âmbito do projeto Saber Conectado, é coordenada pelo doutorando Thiago Costa e pela professora Ana Carolina Bastos, do Departamento de Mediações Interculturais.
Segundo Thiago Costa, os episódios abordarão temas variados, como educação inclusiva, ensino a distância, o bem-estar do professor, o uso dos recursos digitais no ensino, o ensino de literatura nas aulas de língua estrangeira, entre outros assuntos de interesse dos professores não apenas de língua estrangeira, mas de todas as disciplinas.
A convidada para o episódio piloto foi a professora Mariana Pérez. Ela coordenou as ações do projeto de extensão de 2014 a 2019. Na entrevista, a docente recupera as atividades desenvolvidas ao longo desse tempo, que surgiram da necessidade de abrir espaços para professores de língua inglesa na Paraíba.
A equipe do podcast aposta no sucesso do formato, já que o áudio facilita o acesso ao conteúdo pelos docentes, mesmo na correria do dia a dia.
“A gente está acreditando que seja uma nova ferramenta de acesso para o professor. Se ele não tem tempo de ler, poderá ouvir o podcast quando conveniente e tudo de forma gratuita”, analisa Thiago Costa.
O coordenador da iniciativa adianta que existe a possibilidade dos episódios serem disponibilizados quinzenalmente. Segundo ele, em 24 horas, foram registrados 100 acessos de ouvintes no Brasil e no exterior.
“Além da Paraíba, o conteúdo foi ouvido no Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, e fora do país, no Canadá e na França”. As atividades do projeto também podem ser acompanhadas pelo Instagram, Facebook, Flickr e Youtube.
Ascom/UFPB