Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto na UFPB lança podcast para dar um up na formação de professores
conteúdo

Notícias

Projeto na UFPB lança podcast para dar um up na formação de professores

Episódios abordarão temas como educação inclusiva, ensino a distância e uso de recursos digitais
publicado: 16/04/2020 14h00, última modificação: 17/04/2020 14h20
Em 24 horas, canal já registrou mais de 100 acessos no Brasil e no exterior. Foto: Reprodução/Divulgação

Em 24 horas, canal já registrou mais de 100 acessos no Brasil e no exterior. Foto: Reprodução/Divulgação

O projeto de extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) resolveu ampliar seu público-alvo e lançou podcast para dar um up na formação de professores de outras disciplinas.

O primeiro episódio do EFOPLI Connects foi ao ar nesta quarta-feira (15) e já teve 100 acessos no Brasil e no exterior. Para ouvi-lo, basta acessá-lo por meio do site ou dos aplicativos Spotify e Deezer.

O canal oferece conteúdo mensal ao público docente sobre assuntos relacionados ao ensino de línguas e educação em geral. O formato é de entrevista, sempre com a participação de um convidado.

A ação, em parceria com o Departamento de Mídias Digitais da UFPB, no âmbito do projeto Saber Conectado, é coordenada pelo doutorando Thiago Costa e pela professora Ana Carolina Bastos, do Departamento de Mediações Interculturais.

Segundo Thiago Costa, os episódios abordarão temas variados, como educação inclusiva, ensino a distância, o bem-estar do professor, o uso dos recursos digitais no ensino, o ensino de literatura nas aulas de língua estrangeira, entre outros assuntos de interesse dos professores não apenas de língua estrangeira, mas de todas as disciplinas.

A convidada para o episódio piloto foi a professora Mariana Pérez. Ela coordenou as ações do projeto de extensão de 2014 a 2019. Na entrevista, a docente recupera as atividades desenvolvidas ao longo desse tempo, que surgiram da necessidade de abrir espaços para professores de língua inglesa na Paraíba.

A equipe do podcast aposta no sucesso do formato, já que o áudio facilita o acesso ao conteúdo pelos docentes, mesmo na correria do dia a dia.

A gente está acreditando que seja uma nova ferramenta de acesso para o professor. Se ele não tem tempo de ler, pode ouvir o podcast quando conveniente e tudo de forma gratuita”, analisa Thiago Costa.

O coordenador da iniciativa adianta que existe a possibilidade dos episódios serem disponibilizados quinzenalmente. Segundo ele, em 24 horas, foram registrados 100 acessos de ouvintes no Brasil e no exterior.

Além da Paraíba, o conteúdo foi ouvido no Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, e fora do país, no Canadá e na França”. As atividades do projeto também podem ser acompanhadas pelo Instagram, Facebook, Flickr e Youtube.

Ascom/UFPB