Notícias
Projeto na UFPB abre inscrições para Tai-chi Chuan e coro Hatsuhinode
Devido ao isolamento social causado pelo novo coronavírus (Covid-19), o curso de Tai-chi chuan ofertado pelo projeto Musicola – Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latino-americana, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será realizado através de videoconferência. Os interessados em participar das atividades devem fazer a inscrição por meio de formulário.
Entre as iniciativas do projeto, estão também formação de coral, apresentações artísticas, oficinas, ações sociais e de inclusão. Para as práticas, também é necessário se inscrever.
O projeto tem o objetivo de manter o diálogo entre as culturas oriental e local através de algumas práticas psicossomáticas e musicais que podem melhorar no equilíbrio corpo-mente-emoção, auxiliando na qualidade de vida e bem-estar de adultos, idosos, mulheres, adolescentes e minorias sociais.
As práticas de Tai-chi Chuan seguem, principalmente, a escola Pai Lin. Já o coro Hatsuhinode agrega um repertório pouco visibilizado da cultura nipônica, bem como da local e latino-americana.
As atividades são normalmente realizadas presencialmente, na UFPB, desde 2011. Porém, por conta do isolamento social, estão sendo transmitidas, temporariamente, por videoconferência desde o dia 18 de março, com as turmas de veteranos.
A iniciativa é uma ação do Laboratório de Estudos Etnomusicológicos do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, em parceria com a Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba.
O Musicola é coordenado por Alice Lumi Satomi. Mais informações no site do Laboratório de Estudos Etnomusicológicos.
Carlos Germano | Ascom/UFPB