Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto Fórmula UFPB apresenta protótipo de veículo que competirá no Fórmula SAE Brasil

publicado: 22/04/2024 11h40, última modificação: 22/04/2024 12h17
Expectativa dos paraibanos é estar entre os 10 primeiros colocados na competição, que reúne 60 equipes de todo o Brasil

Foto: Vinícius Vieira

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a equipe do projeto de extensão Fórmula UFPB apresentou, na última quarta-feira (17), o protótipo do automotivo que será usado no Fórmula SAE 2024, competição estudantil que está em sua 20ª edição e é organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), desafiando estudantes de todo o Brasil a desenvolver veículos tipo fórmula.

A apresentação do protótipo ocorreu no Pátio do Bloco Multimídia do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, conhecido como 'Bolo de Noiva', e contou com as seguintes presenças: Professor Koje Mishina, Coordenador do Fórmula UFPB; Professor Rafael Caluête, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da UFPB; Professor Marcel de Gois Pinto, Diretor do CT; Antônio Guedes Rangel Júnior, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq); e Professor Pablo Moreira, chefe de gabinete, representando a Reitoria da UFPB. Também integraram o momento ex-membros do projeto, familiares e estudantes dos cursos do CT.

Foto: Vinícius Vieira

Durante sua fala no evento, o Presidente da Fapesq, Antônio Guedes Rangel Júnior, ressaltou o apoio da Fundação ao projeto e destacou que a participação estudantil nessas iniciativas proporciona um melhor preparo do futuro profissional. “Certamente essa experiência vai deixar marcas muito importantes da formação de cada uma de vocês, de cada um de vocês, e é por essa razão também que teve o apoio decisivo da Fapesq”, afirmou o dirigente do órgão.

O chefe de gabinete, Professor Pablo Moreira, também falou aos presentes. Ele desejou sucesso na competição e enfatizou que, apesar de o Fórmula UFPB ser um projeto de extensão, suas atividades também envolvem os demais componentes do tripé universitário. “Essa atividade de extensão, embora iniciada como extensão, está também diretamente vinculada ao ensino e à pesquisa, pois é muito difícil conduzir um trabalho como esse sem que seja realizada antes uma pesquisa aplicada”, disse o gestor.

Foto: Vinícius Vieira

Após as falas, com a retirada do pano que o cobria, o veículo foi revelado à plateia. O capitão-geral do Fórmula UFPB, o estudante Francisco de Assis Pinho de Carvalho, foi quem realizou este momento, ao lado dos capitães responsáveis por comandar as oito subáreas em que se divide o projeto: aerodinâmica, estrutura, elétrica, gestão, powertrain (motor), drivetrain (transmissão), suspensão e freios. Em seguida, foi dada a partida no carro para testar o motor, o que ocorreu com êxito.

Foto: Vinícius Vieira

“A construção do carro é uma consequência. O principal objetivo da competição e também do projeto é formar profissionais, preparar todos para o mercado de trabalho e fazer com que todos saibam trabalhar em equipe”, disse o capitão-geral do projeto, Francisco de Assis Pinho de Carvalho.

Sobre o Fórmula UFPB

O projeto de extensão Fórmula UFPB reúne, atualmente, cerca de 40 alunos, sobretudo do curso de Engenharia Mecânica. Nele, os estudantes são desafiados a fabricar um protótipo de um veículo para o Fórmula SAE Brasil, competição com cerca de 60 equipes de todo o Brasil que é feita anualmente na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

A 20ª edição da disputa ocorre de 31 de julho a 4 de agosto de 2024, e a expectativa dos paraibanos do Fórmula UFPB é alcançar as 10 primeiras posições, consolidando sua posição entre as melhores equipes do Brasil e a melhor do Norte-Nordeste.

Acesse o perfil do projeto no Instagram (@formulaufpb) e saiba mais.

Texto e fotos: Vinícius Vieira

Ascom/UFPB