Notícias
Projeto de Odontologia da UFPB atende pacientes com endocardite infecciosa
Projeto do curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) atende pacientes do Hospital Universitário com Endocardite Infecciosa, cardiopatia causada por bactérias que adentram a corrente sanguínea e atacam o coração, provocando infecção que pode levar à morte.
Embora essas bactérias tenham origem em ferimentos na pele, no trato urinário e no intestino, a principal forma de contaminação é por meio da boca ou de cáries.
“É preciso estar atento a sinais como sangramentos durante a escovação ou uso do fio dental”, alerta Marcos Florêncio, atual coordenador do projeto e professor do curso de Odontologia da UFPB.
As ações desenvolvidas pelo projeto são voltadas para a conscientização, prevenção e tratamento dos ferimentos e das cáries. Os pacientes têm de 12 a 30 anos de idade, são de baixa renda e apresentam fatores de risco para a doença. É preciso ser encaminhado pelo Setor de Cardiologia para ter acesso ao serviço.
O coordenador destaca que o grande desafio é mantê-los até o fim do tratamento. “Como a doença não demonstra um perigo nos primeiros momentos, muitos desistem”.
O projeto teve início em 2005 e a equipe conta hoje com um coordenador, supervisores e três estudantes.
Bruna Ferreira | Ascom/UFPB