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Projeto da UFPB quer inovar formação continuada de professores da Educação Básica na Paraíba
Projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pela professora do Departamento de Fundamentação da Educação Ana Cláudia da Silva Rodrigues, quer inovar a formação continuada de professores da Educação Básica na Paraíba, a fim de melhorar a qualidade do ensino oferecido pelo Estado.
A proposta, que poderá subsidiar a criação de política pública, deverá ficar pronta em 12 meses e contemplará processos presenciais e online de aprendizagem para 19.473 professores efetivos e prestadores de serviço, segundo o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), podendo beneficiar a formação de 258.190 estudantes nos 223 municípios paraibanos, de acordo com dados deste ano do sistema de matrículas online da rede estadual de ensino.
O projeto será desenvolvido em três etapas. Inicialmente, será elaborado um relatório com as necessidades dos docentes. Em seguida, será organizada a proposta de formação continuada. Depois, um repositório de materiais didáticos será organizado concomitante ao desenvolvimento de um ambiente online de aprendizagem.
Segundo a professora Ana Cláudia da Silva Rodrigues, o projeto é fundamentado nas diretrizes curriculares da rede estadual de ensino da Paraíba, no Plano Estadual de Educação e em práticas pedagógicas e metodologias de ensino inovadoras já implementadas ou em implementação nos municípios paraibanos.
O projeto é financiado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), no âmbito do Edital Nº 35/2021, que selecionou três projetos de pesquisa para o desenvolvimento técnico, pedagógico e científico da Educação Básica implementada pelas redes públicas do Estado da Paraíba.
Os outros dois projetos selecionados foram “Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB): inovação e desenvolvimento para uma gestão educacional fundamentada em dados”, também da UFPB e que será coordenado pela professora Uyguaciara Veloso, do mesmo departamento da Ana Cláudia da Silva Rodrigues, e “Currículo e formação continuada docente: práticas e desafios da contemporaneidade”, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Na proposta de formação continuada para professores da Educação Básica, serão investidos R$ 349.070 no pagamento de bolsas para os pesquisadores, material de consumo e de capital, como a aquisição de notebook para a equipe. O valor global dos recursos disponíveis para o total de propostas aprovadas na chamada foi de R$ 1.050.000.
“Esperamos contribuir para a melhoria da qualidade da educação da rede estadual a partir dos princípios estabelecidos, conferindo aos docentes a capacidade de compreender e atuar na dimensão técnica, estética, política e didática na concretização de uma educação referenciada socialmente”, afirma Ana Cláudia da Silva Rodrigues.
Conforme dados do Censo da Educação Básica de 2019, apenas 40,7 % dos docentes do estado da Paraíba em efetivo exercício participaram de, pelo menos, uma formação continuada naquele ano.
“Os motivos que justificam o baixo índice de participação não são evidentes e por isso devem compor o relatório técnico necessário para subsidiar a construção da política pública de formação continuada”, explica Ana Cláudia da Silva Rodrigues.
O projeto contará com o apoio de estudantes, técnicos em assuntos educacionais e docentes da rede estadual e do magistério superior da UFPB, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).
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Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia