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Projeto da UFPB estimula a ludicidade no processo de ensino para crianças
Em João Pessoa, um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está motivando professores e alunos do ensino infantil e fundamental no processo de aprendizagem de forma lúdica. Através de jogos, brinquedos e brincadeiras que priorizam a arte e o movimento, o grupo explora os benefícios da brincadeira na educação e no desenvolvimento das crianças.
O projeto de extensão Espaço Criar realiza atividades na Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS) com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, e na Instituição Educar, escola do Projeto Aponte localizada no bairro das Indústrias, com crianças do jardim 1, 2 e 3. O projeto tem um caráter interativo e promove ações com crianças e equipes das escolas parceiras, envolvendo 100 professores e membros das equipes técnicas, e 80 crianças.
Práticas criativas de pinturas utilizando barbantes, na qual as crianças se divertem e exercitam vários aspectos da psicomotricidade e imaginação; e caixa mágica de perguntas são alguns exemplos das atividades desenvolvidas com as crianças. A coordenadora do projeto, professora Norma Maria de Lima, do Departamento de Psicopedagogia da UFPB, explica que as ações são planejadas mensalmente, em forma de oficinas, e alinhadas aos conteúdos trabalhados pela equipe docente das escolas.
“Torna-se essencial o trabalho lúdico na educação infantil dado ao fato de que é nessa fase que se inicia o processo de construção de caráter, consciência e personalidade do indivíduo. Com isso, assim como os jogos, brinquedos e brincadeiras, a arte, a dança, a contação de histórias descortinam o mundo encantando da imaginação permitindo a expressividade de emoções e sentimentos”, disse a docente.
Através da brincadeira as crianças podem vivenciar diversos aspectos do desenvolvimento social e individual como percepção, força e resistência, habilidades motoras, prática da linguagem e sociabilidade, cognição e planejamento, participação em erros e frustrações, capacidade e liberdade de reformular e expressar sentimentos e ações, dentre outros.
Dessa forma as intervenções visam facilitar o aprendizado rompendo com o ensino mecanizado e proporcionar diversos olhares frente a um conteúdo, possibilitando uma maior aprendizagem.
Iniciado em setembro, até o momento, o Espaço Criar já realizou duas oficinas em cada escola, em parceria com outro projeto da área da educação, o Movimento Brincante, na produção de jogos e brincadeiras.
O Espaço Criar também busca assessorar professores da educação infantil nas escolas, incluindo oficinas diretas com alunos, estratégias psicopedadógicas e rodas de conversa.
“A execução desse projeto permite a ampliação dos conhecimentos dos docentes das instituições parceiras e dos discentes da graduação e pós-graduação envolvidos em suas ações, bem como a divulgação dos resultados dele, posteriormente, para a comunidade acadêmica, o que viabiliza a implementação de novas propostas”, explica Norma Maria.
Participam da equipe do Espaço Criar 6 alunos de cursos de graduação da UFPB, sendo 3 do curso de Pedagogia e 4 do curso de psicopedagogia. Para o aluno bolsista Oscar Pires Neto, do curso de Psicopedagogia, participar do projeto proporciona a vivência prática de ações psicopedagógicas e educacionais, importantes para ele como profissional e cidadão.
“Também, visitando as escolas e observando seu dia a dia, pude entender as dificuldades, os desafios enfrentados pelo sistema educacional e como os alunos se portam diante das barreiras econômicas, sociais e pedagógicas que se situam no ambiente escolar”, disse o estudante.
Dentre os objetivos do Espaço Criar estão instigar a prática de movimentos corporais das crianças através do uso da arte, jogos, brinquedos e brincadeiras cantadas, dançadas, criadas, contadas, inventadas dentre outras, e trabalhar o desenvolvimento da motricidade através das produções advindas das narrativas educativas. Informações sobre as práticas realizadas podem ser encontradas no perfil de Instagram do projeto.