Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB é finalista em premiação nacional

Projeto da UFPB é finalista em premiação nacional

O estudo teve como objetivo gerar indicadores e projetar os efeitos das diferentes políticas de isolamento social
publicado: 06/10/2021 18h36, última modificação: 06/10/2021 18h36

O projeto "Captação de dados, aplicação web e modelo epidemiológico discreto do tipo suscetível-infectado-recuperado (SIR) adaptado ao Covid-19", da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi selecionado para representar a Paraíba na etapa nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Prof. Francisco Romeu Landi”. A pesquisa foi coordenada pelo professor Cássio Nóbrega Besarria, no Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

O resultado foi divulgado nesta terça-feira (5), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT). O prêmio é realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O estudo teve como objetivo gerar indicadores, projetar os efeitos das diferentes políticas de isolamento social e, além disso, disponibilizar uma aplicação web com o intuito de alertar a população e as autoridades do Estado da Paraíba quanto à distribuição dos relatos de Covid-19.

Segundo o professor Cássio Besarria, essa indicação ao prêmio é uma prova de que o investimento em pesquisa faz colher frutos, não só em nível de Universidade, mas para a população como um todo.

A universidade tem o papel social de, por meio da ciência, trazer melhorias para a sociedade. Ter esse trabalho como finalista de um prêmio nacional é motivo de orgulho para nós, pesquisadores, para nossa instituição e para o povo paraibano”, declarou.

O projeto de pesquisa está concorrendo na “Categoria Pesquisador(a) Destaque”. O prêmio foi dividido em duas etapas: estadual e nacional. A etapa estadual foi executada nas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) associadas ao Confap que selecionaram e indicaram os concorrentes para a etapa nacional.

A premiação será concedida a pesquisadores que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento e bem-estar da população brasileira.

Na etapa nacional, serão agraciados com certificados de premiação, troféus e premiação financeira os classificados em primeiro (R$ 10.000,00), segundo (R$ 6.000,00) e terceiro (R$ 3.000,00).

O resultado final dos selecionados (finalistas) deverá ser divulgado até 25 de novembro de 2021 e a cerimônia de premiação acontecerá dia 1 de dezembro de 2021.

Reportagem: Carlos Germano com informações da Fapesq/PB
Edição: Aline Lins