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Projeto “Um Violoncelo pela Paz”: Professor da UFPB realiza concertos de 3 a 5 de maio no Centro Histórico de João Pessoa
O violoncelista Felipe Avellar de Aquino (UFPB) apresenta o projeto “Um Violoncelo pela Paz” na próxima sexta-feira (3), no Centro Cultural São Francisco, às 19h, no sábado (4), na Catedral Metropolitana, às 17h, e no domingo (5), no Mosteiro de São Bento, às 17h, todos com entrada franca. O projeto consiste em três concertos de violoncelo solo, cujo programa inclui obras de compositores do Brasil, Espanha e Hungria, todas baseadas no folclore destes países associados à exploração do virtuosismo instrumental.
O intuito é promover a escuta atenta que, em muitos casos se percebem uma intercessão entre os gestos musicais e inflexões, a despeito das culturas tão distantes entre as obras.
O professor Felipe Avellar de Aquino conta que, no auge da Segunda Guerra Mundial, o violoncelista catalão Pablo Casals se posicionou de maneira eloquente contra todos os tipos de guerras e regimes opressivos. Desde então, a imagem do violoncelo e o seu som têm sido associados ao apelo à paz mundial. Posteriormente, Casals foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz (1958), recebeu a Medalha da Paz das Nações Unidas e até compôs um Hino às Nações Unidas, em 1971, encomendado por U Thant. Em 1989, durante a queda do Muro de Berlim, o violoncelista russo Mstislav Rostropovich tocou músicas de J.S. Bach aos pés daquele muro, numa celebração pela liberdade e por uma Berlim unida. Recentemente, durante a tragédia da guerra na Ucrânia, a televisão mostrou um violoncelista tocando o seu instrumento como um grito desesperado pela paz. E agora o mundo vive intensos conflitos no Médio Oriente, que acabam por colocar em xeque a capacidade de liderança mundial e, sobretudo, do diálogo para a paz entre as nações.
“Este concerto apresenta uma seleção de obras inteiramente baseadas na música popular de três países distintos: Espanha, Brasil e Hungria. Apesar de origens culturais distintas, ainda podemos ouvir uma convergência expressiva de gestos musicais que sublinha e enfatiza o sentido de fraternidade entre povos e nações. Lembrando-nos que o processo de paz pode começar com um simples gesto, como um violoncelista tocando sozinho. Isto pode certamente tocar os corações de outros, trazendo mais pessoas para este esforço contínuo em prol da construção do processo de paz”, explica Felipe Avellar de Aquino, professor titular do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, onde leciona Violoncelo e Música de Câmara.
Este projeto já foi apresentado na Itália, Alemanha e Suécia, em instituições como Universidade de Pisa, Universidade de Münster, Embaixada do Brasil em Estocolmo, dentre outras. Agora será apresentado em João Pessoa, salientando que todos os concertos possuem entrada franca. O projeto tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, do Centro Cultural São Francisco, da Arquidiocese da Paraíba e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Programação:
Sexta-feira, dia 03 de maio: Centro Cultural São Francisco, 19h.
Sábado, dia 04 de maio: Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, 17h.
Domingo, dia 05 de maio: Mosteiro de São Bento, 17h.
Entrada Franca
Sobre o violoncelista:
O violoncelista paraibano Felipe Avellar de Aquino obteve sua formação musical no Brasil, como também nos Estados Unidos, país no qual residiu por seis anos. É formado em música pela Universidade Federal da Paraíba e tem Mestrado (violoncelo/performance) na Louisiana State University. Estudou na renomada Eastman School of Music (University of Rochester - Nova York), onde obteve o título de Doutor em Artes Musicais (DMA - violoncelo/performance). Dentre seus professores incluem-se Alan Harris, Marcy Rosen (de quem foi assistente), Dennis Parker e Nelson Campos. Além disso, tocou nas Master-Classes dos violoncelistas Janos Starker, Aldo Parisot, Antônio Meneses e Ronald Leonard. Vem desenvolvendo intensa atividade como solista e recitalista, tendo tocado concertos sob a regência de Paul Chou, Thiago Santos, Osvaldo D'Amore, Elena Herrera, Akira Mori, Eugene Egan, J. Alberto Kaplan, Carlos Veiga e Wolfgang Groth. Como camerista, foi membro do Quarteto Cord'Art, no Brasil, e do Artesan String Quartet, nos EUA.
Já se apresentou em diversas capitais brasileiras, como também na Argentina, Alemanha, Itália, Suécia, EUA e Canadá. Nesta trajetória, destacam-se concerto de Gala no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pela Embaixada do Canadá, além de concertos em Festivais de música na Itália, nas cidades de Gênova, Savona e Santa Margherita Ligure – dentro dos festivais Il Concerti di Primavera e do Corzi Internazionali di Alto Perfezionamento Musicali. Recentemente, apresentou concertos camerísticos em Estocolmo, Roma e Milão, em Salas de concerto como Sala Palestrina, da Embaixada do Brasil em Roma, e na Sala Puccini do famoso Conservatório de Milão.
Tem três artigos publicados na revista The Strad (Londres), além de em periódicos como Piano Magazine (EUA), Music & Musical Performance (EUA), Música Hodie, Per Musi e Revista Opus. Tem livros e capítulos de livros publicados pelas editoras Saraiva, EdUFPB e Editora Urbana. Atualmente é professor titular do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, onde leciona Violoncelo e Música de Câmara. Em 2020 e 2023 foi Professor Visitante na Universidade de Örebro/Suécia, por meio do Programa Linnaeus-Palme. É Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, nos cursos de mestrado e doutorado, além de dirigir o Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB, já em sua 7ª edição. Os próximos compromissos artísticos incluem apresentações em Latina e Perugia (Itália), além de concertos solo e camerísticos em Londres (Reino Unido).