Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto ‘Barraca da Ciência’, da UFPB, é confirmado na abertura de Semana do Meio Ambiente do Jardim Botânico
conteúdo

Notícias

Projeto ‘Barraca da Ciência’, da UFPB, é confirmado na abertura de Semana do Meio Ambiente do Jardim Botânico

publicado: 23/05/2024 15h05, última modificação: 23/05/2024 15h05
Abertura ocorrerá no dia 03 de junho, das 14h às 16h

No dia 03 de junho, o projeto de extensão Barraca da Ciência, do Centro de Ciências Exatas e Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participará da abertura da Semana do Meio Ambiente do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa. As atividades ocorrerão das 14h às 16h, com entrada gratuita ao público. 

O projeto Barraca da Ciência é uma iniciativa do Laboratório de Botânica Aplicada à Agroecologia do CCEN e tem o objetivo de promover educação popular, bem como de estimular o diálogo sobre sustentabilidade e ciência por meio de atividades práticas com equipamentos de laboratórios. O foco é levar os conhecimentos universitários para a sociedade em feiras, escolas e outros espaços públicos, com o intuito de popularizar a conscientização sobre as questões ambientais. 

Nesta edição do evento, o Barraca vai explorar o mundo das plantas, mostrando aos visitantes a análise de suas estruturas. Além disso, os membros do projeto de extensão da UFPB vão exibir protótipos de tecnologias e produtos que estão contribuindo de forma positiva com o meio ambiente, a fim de promover discussões sobre o papel da tecnologia na sustentabilidade. 

O professor Fernando Ferreira, coordenador do projeto, destaca a importância dessas atividades para o desenvolvimento do senso crítico sobre sustentabilidade e meio ambiente, e comenta como essa experiência pode ser positiva para a formação do conhecimento.

Acreditamos que eventos como este oferecem uma plataforma única para compartilhar conhecimento, promover discussões significativas e inspirar ações positivas em prol do nosso planeta. No mais, estamos ansiosos para trocar ideias e experiências, mostrar o papel valioso da Universidade como agente de transformação para criar um futuro mais sustentável para todos”, afirmou o docente.

A extensionista do projeto Cecília Vieira, da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB, explica a relevância do Barraca da Ciência como agente facilitador para que a população tenha acesso a informações do campo acadêmico, e também comenta de que forma esse conhecimento adquirido sensibiliza e educa a comunidade local. 

“O ‘Barraca da Ciência’ é um projeto fundamental, pois facilita o acesso a informações que, geralmente, são concebidas no meio acadêmico e permanecem no meio, não sendo acessíveis à população em geral. Além disso, esse momento permite que os estudantes utilizem os conhecimentos adquiridos sobre o tema para sensibilizar e educar a comunidade local. Esse tipo de evento é crucial porque alcança um grande número de pessoas, promovendo a conscientização e o interesse pela ciência de maneira inclusiva “, afirmou a estudante.

A discente destaca, ainda, a relevância da participação das estudantes do sexo feminino nas atividades práticas, sobretudo, na áreas das ciências biológicas e socioambientais. 

“Ter um espaço dedicado a discutir educação socioambiental é muito relevante, especialmente considerando que as mulheres ainda enfrentam desafios nesse campo de atuação. Este projeto não só aumenta as vozes acadêmicas, mas também promove a inclusão e a equidade de gênero, incentivando a participação ativa das mulheres em questões socioambientais “, disse.

Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem acessar o perfil do instagram @labooa_ufpb.

***
Texto: Aline Ferreira
Revisão: Aline Lins
Foto: Evilásio Filho
Ascom/UFPB