Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa MAI DAI oferta bolsas de pós-graduação na UFPB
conteúdo

Notícias

Programa MAI DAI oferta bolsas de pós-graduação na UFPB

publicado: 19/12/2023 12h26, última modificação: 19/12/2023 12h26
As bolsas estão sendo ofertadas por meio de propostas que incluem empresas parceiras

 Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou editais de processos de seleção especial de bolsistas no âmbito do Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação (Mai/dai). Por meio da Chamada Pública CNPq nº 68/2022 o Mai/Dai selecionou propostas de interesse do setor empresarial para concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica Sigaa. Cada programa de Pós-graduação possui um período específico para inscrição, sendo necessário verificar cada edital.

Estão disponíveis na área de inscrições, em processos seletivos Strictu Sensu do Sigaa, os editais com bolsas para os seguintes programas: Programa Multicêntrico de pós-graduação em ciências fisiológicas (1 vaga para doutorado), Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (3 vagas para mestrado), Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente em associação a rede Prodema (1 vaga para doutorado); Gestão Pública e Cooperação Internacional (1 vaga de mestrado).

De acordo com o Coordenador Institucional MAI/DAI-UFPB, professor Juan Moises Mauricio Villanueva, as bolsas estão sendo ofertadas por meio de propostas que incluem empresas parceiras para o desenvolvimento do projeto, e há ainda a previsão de oferta de bolsas para Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (02 vagas para doutorado, e 01 vaga para mestrado).

No âmbito deste Programa, os bolsistas de mestrado e doutorado conduzirão seus projetos como estudantes regulares em cursos de pós-graduação existentes, contando com um orientador acadêmico e um supervisor designado pela Empresa Parceira, à qual o projeto de mestrado/doutorado estará vinculado”, explicou.

O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) representa uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visando possibilitar que os Programas de Pós-Graduação promovam projetos de interação com empresas por meio de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos.

Entre as empresas participantes estão a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), Apoio a pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi), Globaltec Tecnologias Educacionais, e Vivix. O candidato de mestrado será escolhido mediante exame de seleção especial de bolsistas.

Confira os Programas de Pós-graduação da UFPB com inscrições abertas para bolsas Mai/Dai:

-Programa Multicêntrico de pós-graduação em ciências fisiológicas
Doutorado: 01 vaga
Inscrições de 02/01/2024 a 31/01/2024

-Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Mestrado: 03 vagas
Inscrições de 20/12/2023 a 31/01/2024

-Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente em associação a rede Prodema
Doutorado: 01 vaga
Inscrições de 14/12/2023 a 31/01/2024

-Programa de pós-graduação Gestão Pública e Cooperação Internacional
Mestrado: 01 vaga
Inscrições de 14/12/2023 a 04/02/2024

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB