Notícias
Programa de Bolsas de Extensão seleciona 678 projetos sociais
A Coordenação de Programa de Ação Comunitária (Copac) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta sexta-feira (20), o resultado final do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) deste ano.
Foram aprovadas 678 ações, oriundas dos 16 Centros de Ensino e de unidades administrativas, sendo 597 com bolsas, para estudantes extensionistas, e 80 aprovados sem bolsa.
A coordenação observa que continua crescendo o interesse da comunidade universitária pela extensão, uma vez que as submissões aumentaram em 8,25% em relação ao ano passado, quando 703 propostas foram submetidas.
Este ano foram 761 propostas cadastradas. Houve também aumento na quantidade de bolsas, passando de 600 para 667 neste ano. A maior parte destas, 597, será destinada aos projetos conforme a classificação obtida durante o período de avaliação. As ações com a situação “aprovada com recursos” já podem planejar a seleção de um estudante bolsista.
Conforme prevê o edital, 30 bolsas serão destinadas para as atividades sob a responsabilidade das Assessorias de Extensão, que atuam durante todo o ano favorecendo as articulações de projetos. Há ainda um conjunto de 40 bolsas destinado a ações designadas como permanentes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
Próximas etapas
Mesmo que o momento seja de recolhimento domiciliar em virtude da epidemia do novo coronavírus, o Probex mantém o cronograma de atividades. Contudo, a realização destas etapas será feita exclusivamente por meio das ferramentas digitais.
A Copac destaca que a comunidade extensionista pode dar andamento às ações com procedimentos necessários à finalização da seleção de bolsistas, a maioria deles já realizada anteriormente em outros momentos.
Para estudantes com interesse em participar das ações, a recomendação é manifestar interesse via Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa). Basta seguir o tutorial e aguardar o contato da pessoa responsável pela coordenação do projeto. É válido ainda enviar um e-mail para a coordenação do projeto, assim o estudante garante um canal a mais de contato com a proposta que tem interesse.
Entretanto, para que estudantes possam manifestar interesse no período entre 23 de março e 1ª de abril, é necessário que a coordenação de cada projeto o coloque “em execução”.
Com a divulgação do resultado, a coordenação pode, a partir deste sábado (21), acessar o Sigaa e realizar os procedimentos para mudar a situação da proposta. Somente assim o projeto se torna disponível para que estudantes manifestem interesse. A coordenação tem até 23 de março para realizar este procedimento.
Proponentes de ações que foram aprovadas sem bolsa podem desenvolver o projeto e selecionar discentes voluntários. Para tanto, basta acessar o Sigaa até 30 de abril e colocar a proposta “em execução”. Estas ações passam a ser regidas pelo Edital de Fluxo Contínuo de Ações de extensão (Fluex) 2020. Mais informações no site da pró-reitoria.
Ascom/UFPB