Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora de Música da UFPB é homenageada com a Condecoração Imperial Ordem do Sol Nascente

publicado: 18/09/2023 11h39, última modificação: 18/09/2023 11h39
Evento teve o apoio da Agência de Cooperação Internacional da UFPB

Foto: Aline Lins

A professora Alice Lumi Satomi, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebeu das mãos do Cônsul-geral do Japão no Recife, Senhor Hiroaki Sano, a Condecoração Imperial Ordem do Sol Nascente, durante a solenidade de abertura do 18º Festival do Japão, promovido pela Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba (ACBJ-PB), na última sexta-feira (15), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa/PB.

A Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, representou a instituição durante a solenidade de entrega de tão relevante comenda à docente, que é professora da Licenciatura e da Pós-graduação em Música da UFPB. O Cônsul-geral do Japão no Recife, Senhor Hiroaki Sano, na ocasião ressaltou a importância de difundir a língua e a cultura japonesas, destacando as contribuições da docente nesse sentido.

Em seus agradecimentos, emocionada, a professora Alice Lumi Satomi comentou que por ela ser da área de música, que na sua análise é pouco reconhecida, academicamente, é uma honra muito grande receber essa comenda. “Eu só tenho a agradecer. Todas as pessoas que passaram por essa trajetória, eu acho que todos merecem, porque eu acho que nada a gente faz sozinho, desde os meus avós que me incentivaram na música, minha mãe, meus irmãos, toda a minha família, eu gostaria que meu agradecimento fosse musical, porque eu não consigo mais falar”, disse a docente.

A presidente da Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba, Takako Watanabe, lembrou que esta é a terceira comenda recebida pela professora Alice Lumi. “A primeira foi pela Comissão do Centenário da Imigração Japonesa e a segunda pelo Ministério das Relações Exteriores”, pontuou Watanabe.

Na ocasião, marcada por diversas apresentações culturais, também foi destaque a homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa ao primeiro imigrante nipônico na Paraíba, Eiji Kumamoto, que chegou ao Estado em 1923. Filho de Eiji Kumamoto, o médico cardiologista Ítalo Kumamoto recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa, propositura da vereadora Raíssa Lacerda.

O 18º Festival do Japão teve o apoio institucional da Agência de Cooperação Internacional da UFPB, do Consulado Geral do Japão, Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Instituto Federal da Paraíba (IFPB), representado pela reitora Mary Roberta.

Entre as autoridades que participaram do evento, estiveram o prefeito Cícero Lucena; o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Carlos Henrique da Costa Santos; o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), representando o governador do Estado, João Azevêdo (PSB); o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Rômulo Polari; o deputado federal Hugo Motta; o secretário de Estado da Cultura, Pedro Daniel de Carli Santos.

Texto: Aline Lins
Fotos: Aline Lins