Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB receberá medalha Carol Collins da Divisão de Química Analítica

publicado: 19/07/2024 11h26, última modificação: 19/07/2024 11h27
A solenidade acontecerá no 21º Encontro de Química Analítica, na cidade de Belém do Pará

Foto: Arquivo Pessoal

Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o professor Mário César Ugulino de Araújo será agraciado pela Diretoria da Divisão de Química Analítica (DQA) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) com a Medalha Carol Collins, edição 2024. A solenidade será durante a abertura do 21º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) que ocorrerá no dia 15 de setembro, na cidade de Belém do Pará.

A Medalha Carol Collins, nomeada em memória da professora pioneira na direção da DQA na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e presente em quase todos os ENQA, é concedida anualmente, desde 2016, a pesquisadores que se destacam pela significativa contribuição à Química Analítica Brasileira.

A escolha é feita por meio de uma consulta a todos os pesquisadores da DQA da SBQ para sugestão de nomes que fazem jus ao recebimento da Medalha, na subárea de Química Analítica. Dessa forma, o comitê se reúne e delibera, entre os indicados, aquele que receberá a medalha no mais importante evento científico da Química Analítica.

O professor Mário César Ugulino de Araújo, agraciado com a medalha, é reconhecido pela sua excelente trajetória ao longo de sua carreira científica, sobretudo, sua contribuição à sociedade e à Química Analítica brasileira, que motivou a escolha para o recebimento dessa honraria. O professor Mário Ugulino é graduado em Química Industrial pela UFPB e doutor em Química pela UNICAMP.

O homenageado comenta como se sente feliz, honrado e emocionado por ser escolhido para receber essa condecoração, como nordestino, paraibano e, com muita satisfação e honra, por ser professor da UFPB desde 15 de fevereiro de 1982. “E também por ser o primeiro do Norte/Nordeste/Centro-Oeste a receber a tão importante Medalha Carol Collins. A Medalha é a mais importante honraria de premiação aos pesquisadores da área de Química Analítica”, afirma.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, fez questão de demonstrar seu agradecimento e parabenizar o docente por sua dedicação à UFPB, elevando o nome da Instituição.

As contribuições do professor Ugulino para a Instituição contam com orientação/supervisão em 46 teses de doutorado, 51 dissertações de mestrado, 26 estagiários de Pós-Doutorado e de doutorado sanduíche do Brasil e exterior. O pesquisador possui mais de 200 artigos científicos publicados, em sua maioria em revistas Qualis A/Química/CAPES e, atualmente, é professor titular do Departamento de Química (DQ) e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB.

Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins