Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB, maestro Eduardo Nóbrega é o homenageado na 6° Mostra de Músicas Sacras Laudate Dominum

publicado: 26/05/2023 17h39, última modificação: 26/05/2023 17h39
Evento acontecerá na próxima terça-feira (30), na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro do Cabo Branco

Foto: Angélica Gouveia

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o maestro Eduardo Nóbrega, do Departamento de Educação Musical, será o homenageado na 6° Mostra de Músicas Sacras Laudate Dominum, que acontece na próxima terça-feira (30), a partir das 19h, na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro do Cabo Branco,  com participações de importantes corais de João Pessoa.

A homenagem ao docente se dá em função dos relevantes trabalhos prestados ao movimento coral. O evento é realizado pelo Coral Maestro João Eduardo (COMJEPE), regido pela maestrina Ariadne de Lima. De acordo com a presidente do COMJEPE, Marise Eduardo de Amorim, todos os anos a Mostra escolhe um profissional da área para ser homenageado e este ano o maestro Eduardo Nóbrega foi o escolhido.

“Decidimos pelo maestro Eduardo Nóbrega em reconhecimento a sua formação, experiência, docência na área musical, regência de corais, criação do Festival Paraibano de Coros (Fepac) e outras iniciativas que vêm contribuindo para a valorização da cultura de nosso Estado”, disse Marise Eduardo.

A Mostra tem como objetivo divulgar a música sacra em igrejas da cidade, com  participação de importantes corais na cidade.

O maestro Eduardo Nóbrega recebeu o convite e ficou muito honrado com a homenagem. “Esse reconhecimento partindo dos corais me dá mais força para continuar me empenhando cada vez mais no fortalecimento do canto coral, principalmente no nosso Estado”, afirmou.

Participam do evento os seguintes corais: Maestro João Eduardo Pereira, Maestrina Ariadne de Lima; Coral Imaculada Conceição, Maestrina Isadora França; Coral Maestro Maurício Gurgel, Maestro Anderson de Alcântara Correia; Coral Vozes da Vila, Maestro Fabiano Malheiros; Coro Infantil da Paraíba, Maestro João Alberto Gurgel; Coral Gazzi de Sá, Maestro Eduardo Nóbrega; Mosaico Coral,  Maestro Onivaldo Júnior; e o Coro Villa Lobos, Maestro Carlos Anísio.

Quem é o maestro Eduardo Nóbrega

Eduardo de Oliveira Nóbrega iniciou seus estudos musicais aos 15 anos no Conservatório de Música Anthenor Navarro. Licenciado em Educação Artística 1977/1979 e Bacharel em Música 1980/1983 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), regeu inúmeros corais ao longo de sua trajetória profissional. Em 2003, criou o Festival Paraibano de Coros – Fepac (evento de caráter internacional que já está na sua vigésima primeira edição), no qual atua como coordenador geral, até os dias atuais. Devido a sua grande atuação no campo da música vocal, em dezembro de 2017, foi selecionado com mais quatro maestros de todo Brasil para participar do intercambio promovido pela ACDA – Associação de Coros das Américas, participando ainda da Conferência Mundial de Regentes de Coros  em Minneapolis USA. Em 2018, a convite da embaixada Brasileira na Espanha, ministrou uma palestra com o Coro Villa Lobos, em Barcelona.

Atualmente, é professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba e, desde 2004, é o maestro titular do Coral Universitário Gazzi da UFPB, grupo cultural mais antigo da referida instituição de ensino.

Com informações do Coral Gazzi de Sá
Edição: Aline Lins