Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPB encena a Paixão de Cristo
conteúdo

Notícias

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPB encena a Paixão de Cristo

publicado: 20/03/2024 18h29, última modificação: 20/03/2024 18h29
Apresentação fez o público refletir sobre os ensinamentos e sacrifícios de Jesus Cristo

Foto: Angélica Gouveia

O grupo de teatro Progepiano, criado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou, nesta quarta-feira (20), a apresentação teatral da “Paixão de Cristo: Vivenciando o amor de Jesus”. Com entrada gratuita, o evento aconteceu no auditório da Reitoria, no Campus l, no bairro do Castelo Branco. 

Progepianos, grupo teatral que nasceu em 2022 de forma despretensiosa entre os servidores técnico-administrativos, docentes e terceirizados para abertura do São João da Progep, em dezembro de 2023 realizou a encenação do “O Auto da CompadeRita”

Este ano, a primeira produção foi a Paixão de Cristo, que contou com 35 participantes. Com texto adaptado de “Paixão de Cristo para crianças”, de Emílio Carlos, e “Paixão de Cristo: Na dor transpassada nasce a salvação” de Naíma Vilôr, trouxe a emoção da semana santa para o ambiente acadêmico. 

Rita de Cassia Pereira, Pró-reitora de Gestão de Pessoas, conta que o grupo está há um mês ensaiando e foi o primeiro evento realizado com a presença do público externo. Anteriormente, acontecia em momento de confraternização da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, mas após pedido do público, a ideia foi levada para o auditório da Reitoria.

Sobre os próximos eventos, uma das coordenadoras, Tatiana Aguiar, adiantou que acredita na possibilidade do grupo realizar a abertura do São João da Progep. “Até porque o pessoal já fica esperando, mas é algo não formal, a gente convida os amigos para participarem e, à medida que a gente vai fazendo, a adesão é cada vez maior. A gente começou com três, depois a gente teve uma outra apresentação com 15, e hoje já estamos com 35 pessoas participando entre elenco e produção”, conta.

Conforme a Pró-reitora, é uma iniciativa espontânea de alguns servidores, que tem se tornado, a cada data comemorativa, mais organizada. “E conta com total apoio da minha pessoa e  da Pró-reitoria porque estimula a parte cultural, estimula a união e a gente gostaria que outros servidores de outras unidades também realizassem suas peças, se envolvessem ou viessem assistir. Hoje, a gente tá muito feliz porque as pessoas vieram, muitos servidores daqui da Reitoria vieram prestigiar", explica a professora Rita de Cássia.

A apresentação fez o público refletir sobre os ensinamentos e sacrifícios de Jesus Cristo, que pregou a paz e o amor ao próximo. Para o grupo teatral, a ideia é que a Paixão de Cristo, comemorada na próxima semana, faça todos renascerem para Ele e junto com Ele nesta Páscoa.

* * *
Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB