Notícias
Premiação da Olimpíada Paraibana de Matemática acontece nesta sexta-feira (16) na UFPB
O Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá, a partir das 15h desta sexta-feira (16), a solenidade de premiação das Olimpíadas Paraibanas de Matemática (OPM) - Edição 2022. A confraternização será um momento para reconhecer o bom desempenho dos estudantes mais bem colocados, que receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de integração entre participantes e demais envolvidos no projeto. A entrega das premiações acontecerá às 16h.
O evento iniciará com uma recepção de boas-vindas e apresentação da musicista e servidora da UFPB Andréa Araújo dos Santos. A mesa de abertura da solenidade contará com a presença do Pró-Reitor de Administração, Prof. Cássio Besarria, representando o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, da Pró-Reitora de Extensão da UFPB, Profa. Berla Moreira de Moraes, e do coordenador da OPM, Prof. Felipe Wallison Chaves Silva, do Departamento de Matemática, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).
Também foram convidadas para participar do evento autoridades municipais, como o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (SECITEC), professor Guido Lemos. Representando o Governo do Estado, estão previstos o secretário de Educação da Paraíba, Antônio Roberto de Araújo Souza, o titular da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), Claudio Furtado, e o Secretário Executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Paraíba, Rubens Freire.
Essa edição de 2022 ficou marcada pela participação de alunos de toda a Paraíba, tornando-se oficialmente Olimpíada Paraibana de Matemática. Anteriormente, o concurso abrangia apenas estudantes matriculados em escolas da Região Metropolitana de João Pessoa. Mais de 700 alunos de 80 escolas públicas e privadas realizaram, em novembro daquele ano, as provas da competição.
Sobre a OPM
A Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM) é um projeto de extensão aprovado pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Probex) da UFPB. A competição é organizada pelo Departamento de Matemática, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB.
Realizada desde 1990, a OPM tem o objetivo de identificar, motivar e desenvolver jovens talentos na área de matemática, assim como despertar o interesse dos estudantes para uma carreira em Ciência e Tecnologia.
A competição está estruturada em três níveis. O nível 1 é destinado para alunos do 6° e 7° anos. O nível 2 abrange turmas do 8° e 9° anos e o nível 3, os estudantes do ensino médio. Os melhores competidores de cada nível recebem medalhas de ouro, prata e bronze de acordo com a modalidade da instituição de ensino, pública ou particular.