Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pós-graduação em Geografia oferta 30 vagas de mestrado na UFPB

Pós-graduação em Geografia oferta 30 vagas de mestrado na UFPB

publicado: 18/09/2023 17h04, última modificação: 18/09/2023 17h04
Inscrições até dia 22 de setembro

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital para ingresso no curso de mestrado. As inscrições para as 30 vagas já estão abertas e vão até o dia 22 de setembro.

Do total de vagas, 6 são destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

As vagas para o PPGG estão distribuídas em uma área de concentração, a área Território, Trabalho e Ambiente, que está dividida em três linhas de pesquisa: Cidade e Campo – espaço e trabalho; Gestão do território e análise geoambiental; e Educação Geográfica.

As inscrições para a seleção da Pós-graduação devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os candidatos precisam preencher o formulário online, a ficha de avaliação curricular e a documentação comprobatória, anexar o plano preliminar de dissertação e a documentação listada no edital, todos obrigatoriamente em PDF.

O processo seletivo será composto por três etapas, duas de caráter eliminatório e classificatório – a prova escrita e a análise e apresentação do plano preliminar de dissertação –, e a última etapa, apenas classificatória, a avaliação curricular.

A prova escrita teórica terá duração de 4 horas, com inícios às 14h do dia 18 de outubro, e será composta por duas questões, sendo uma relacionada com a área de concentração do PPGG e outra com a linha de pesquisa escolhida. A avaliação e apresentação do plano preliminar de dissertação será gravada em áudio e vídeo, no período de 8 a 13 de novembro. Os locais de cada etapa do processo seletivo serão previamente divulgados no mural da secretaria e no site do Programa.

A divulgação dos resultados dos exames da seleção será no site do Programa. O resultado final, previsto para o dia 20 de dezembro, será feito mediante fixação de lista no mural do PPGG e no seu endereço eletrônico, por meio de duas listas: uma apresentando os candidatos aprovados em ampla concorrência e outra com os candidatos aprovados nas vagas destinadas às ações afirmativas.

Para mais informações, o interessado deve acessar o edital e a página da Pós-graduação.

Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Aline Lins