Notícias
Pesquisadores da UFPB reúnem arquivos históricos em livro sobre hotelaria na Paraíba
Os professores Adriana Brambilla e Elídio Vanzella, do Centro De Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), escreveram um livro que reúne arquivos históricos sobre a hotelaria na Paraíba. “Parahyba do Norte: Diários da Hotelaria” foi publicado, no mês passado, pela editora CCTA/UFPB.
A obra consiste na pesquisa de arquivos históricos sobre a hotelaria no Estado desde o século XVI. Iniciada em 2020, a pesquisa foi desenvolvida com a coleta de dados por meio de jornais e outros documentos da época. O livro contextualiza a fundação da cidade de João Pessoa, em 1585, e a época difícil que sucedeu o período extrativista de domínio holandês.
Os autores fazem parte do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GECT) do CCTA. No livro, são listados trechos das publicações das matérias dos jornais que apresentam os eventos sociais e políticos em torno da hotelaria.
A autora, Profa. Adriana Brambilla, explica que, por meio dos registros, é possível ter acesso e conhecimento dos primeiros hotéis a entrarem em funcionamento na capital, como o Hotel Paraybano, em 1864, seguindo até a década de 1970 com o Hotel Tambaú.
“Podemos encontrar comunicados de reformas e anúncios de melhorias nas hospedagens, histórias sobre hoteleiros, hóspedes honestos – e outros nem tanto –, bem como casos do cotidiano que muitas vezes se tornaram cômicos para quem trabalhava inserido no dia a dia dessa atividade econômica”, pontuou.
A obra enaltece a hotelaria paraibana, mostrando sua evolução dentro de uma cronologia de eventos: como surgiu a atividade, seus primeiros meios de atuação e seu processo de adaptação. Os autores relatam que foram necessários dois anos de pesquisas em acervos dos jornais da Paraíba e de outros estados para descrever os eventos que formaram uma linha temporal contando a história da hotelaria na Paraíba e na cidade de João Pessoa.
“Essa pesquisa irá contribuir para a academia no que se refere aos estudos da hotelaria, para o setor empresarial e para o setor público no resgate da história da hotelaria paraibana, inclusive, promovendo o debate sobre a importância da preservação desse patrimônio”, afirmou a Profa. Adriana.
A obra está disponível para download gratuito por meio deste link.