Notícias
Pesquisadores da UFPB criam mapa dinâmico com índice de desenvolvimento humano de todos municípios do país
Pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram um mapa dinâmico para apresentar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em todo o Brasil.
A ferramenta, lançada nesta semana, foi desenvolvida pelos professores Cássio Besarria, coordenador do Labimec, e Diénert Vieira. Para os municípios da Paraíba, foi disponibilizado um mapa extra, com uma linha do tempo de casos de covid-19, desde o início da pandemia.
Segundo Cássio Besarria, o mapa dinâmico apresenta o IDHM por estado e por munícipio, nas três dimensões do desenvolvimento humano – longevidade, educação e renda –, que podem ser visualizadas de forma agrupada ou isolada (neste caso, o mapa tem uma cor diferente para cada dimensão escolhida).
Os dados disponibilizados refletem o mais recente mapa do IDHM do Brasil, de 2010, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O desenvolvimento de cada cidade é calculado a partir de informações do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando as chances de se levar uma vida longa e saudável, de se ter acesso ao conhecimento e de ter uma renda per capita que seja suficiente para suprir necessidades básicas.
O índice varia de 0 a 1, sendo 1 o maior desenvolvimento. Já o mapa dinâmico da covid-19, que apresenta uma linha do tempo de registro de casos e de óbitos (acumulados e novos) nos municípios na Paraíba, foi criado, por sua vez, com base nos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
* * *
Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB