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Pesquisadores da UFPB criam instrumento de gestão que aponta indicadores de excelência
Três pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram um instrumento para ajudar na avaliação das atividades das escolas que integram a Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT) da Universidade. Testada na Escola Técnica de Saúde, hoje Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), no campus de João Pessoa, e no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), no campus de Bananeiras, a ferramenta deve ser implementada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) a partir do próximo período letivo.
Superintendente da SEBTT e um dos responsáveis pela criação da ferramenta, o professor Jairo Gomes explicou que a SEBTT carecia de indicadores para acompanhar o desempenho da gestão, para melhoria contínua. Assim, surgiu a parceria com o professor Franzé Costa, do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB, e o aluno Jailson Santana, doutorando do PPGA. Professor Franzé Costa e Jailson Santana vêm participando de outros projetos semelhantes e trouxeram a experiência para a Superintendência.
Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde. Foto: Angélica Gouveia
Em uma aplicação piloto da pesquisa no CPT-ETS e no CAVN, uma das medidas utilizadas, segundo Prof. Jairo Gomes, foi o indicador NPS (Net Promoter Score). Esta medida é muito usada como um indicador para mensurar desempenho de serviços a partir da perspectiva de usuários. “Incluímos na avaliação este indicador global, que é usado no mundo inteiro por organizações públicas e privadas de diversas áreas, e que sinaliza o nível de qualidade e de satisfação dos discentes”, contou o Prof. Jairo.
Em geral, mm NPS acima de 75% já representa um nível de excelência e, no caso da pesquisa inicial realizada com 313 alunos do CPT-ETS e do CAVN – de um total de aproximadamente 1.100 estudantes –, o NPS das escolas UFPB foi de 78,3%. “Esse nível mostra que as duas escolas estão trabalhando em um nível de excelência, dado o nível forte de recomendação [por parte dos alunos]”, acrescentou o Prof. Jairo.
O resultado da pesquisa, que incluiu indicadores como avaliação dos docentes e das disciplinas ministradas, além da avaliação do serviço de biblioteca, da infraestrutura e da segurança das escolas, apontou para um alto índice de satisfação dos alunos com os cursos das escolas técnicas. De acordo com o questionário respondido pelos estudantes, em uma escala de zero a 10 a nota de recomendação dos alunos sobre os cursos das escolas técnicas foi de 9,3, e especificamente os alunos do CPT-ETS deram nota média 9,59 enquanto os do CAVN deram nota média de 9,01. Já a avaliação geral da Universidade foi de 9,19 (sendo 10 a nota máxima).
O levantamento mostrou ainda fatores relevantes, como o índice de probabilidade de evasão (média de 2 nas duas escolas, em uma escala de 0 a 10) e a origem dos alunos das escolas técnicas (do público atendido no CAVN, por exemplo, 83,87% são pessoas vindas de outros municípios, e no CPT-ETS apenas 28,48% são de fora da cidade onde se localiza a escola, ou seja, João Pessoa).
O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabeniza e apoia iniciativas desse tipo que tornam mais transparente a execução dos trabalhos em todas as unidades, nesse caso específico nas escolas técnicas e tecnológicas, pois isso é um grande avanço para a UFPB, a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento e verificar aquilo que ainda precisa melhorar para o engrandecimento das escolas.
O objetivo, a partir de agora, segundo o superintendente da SEBTT, é que o instrumento de gestão seja implementado no Sigaa, para que, a cada semestre, os alunos das escolas vinculadas à Superintendência participem de um censo, antes de efetuarem a matrícula na plataforma. “Haverá um painel mostrando esses indicadores e vamos atuando nestes pontos de melhoria”, disse o superintendente.
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Reportagem: Ascom/UFPB
Fotos: Oriel Farias/ Angélica Gouveia