Notícias
Pesquisa da UFPB identifica o perfil dos produtores culturais paraibanos
O Observatório de Políticas Culturais (Observacult) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança a pesquisa "Perfil dos Produtores Culturais da Paraíba". A iniciativa é uma parceria com o Fórum de Produção Cultural de João Pessoa e busca identificar as características de profissionais atuantes nos diversos segmentos artístico-culturais da Paraíba.
Interessados em participar podem responder a pesquisa, pelo site, até o dia 20 de fevereiro.
De acordo com o produtor cultural do ObservaCult, Alexandre Santos, a análise baseia-se na identificação de três dimensões: formação, profissionalização e perfil socioeconômico.
“O objetivo é traçar um panorama amplo, que possa dar conta da compreensão da realidade profissional e do mercado cultural paraibano”, destaca.
Alexandre Santos ressalta que a iniciativa surgiu como desdobramento de uma aproximação da UFPB, em 2019, com os movimentos sociais e culturais da Paraíba.
“Passamos a construir várias ações com o Fórum de Produção Cultural de João Pessoa por conta de um projeto no ano passado. Nesse processo, surgiu a necessidade de conhecer mais sobre o perfil dos produtores culturais atuantes no estado”, salienta.
Para o produtor cultural da UFPB, a profissão vem ganhando espaço e se profissionalizando, mas ainda enfrenta desafios na Paraíba diante da falta de formação específica e da escassez de políticas públicas.
“Esperamos traçar detalhes para distinguir as possibilidades de políticas públicas e de formação. Vamos dialogar com os poderes públicos para gerar projetos e formação a esses profissionais que necessitam cada vez mais de especializações”, almeja.
Profissão produtor cultural
Segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), a profissão de produtor cultural requer as habilidades de pesquisa, organização e supervisão em projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (música, teatro, dança e exposições), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia.
Nesse cenário, consoante os dados do CBO, os profissionais da produção cultural implementam projetos, criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos produtos, gerindo os recursos financeiros disponíveis.
“A profissão passou por muitas mudanças nos últimos anos, acompanhando as transformações do próprio campo cultural e suas novas tendências. É necessário o conhecimento acerca desses profissionais para orientar políticas e oportunidades”, enfatiza o produtor cultural da UFPB Alexandre Santos.
Ascom/UFPB