Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa da UFPB abre inscrições de voluntários sobre o impacto do peso corporal e hipertensão no sistema de defesa
conteúdo

Notícias

Pesquisa da UFPB abre inscrições de voluntários sobre o impacto do peso corporal e hipertensão no sistema de defesa

publicado: 27/09/2024 14h38, última modificação: 27/09/2024 14h42
Voluntários entre 18 e 40 anos podem se inscrever por formulário

270920241.jpg

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está convocando voluntários para participar da pesquisa “Avaliação do impacto do peso corporal e hipertensão no sistema de defesa". A iniciativa, conduzida pelo Centro de Biotecnologia (Cbiotec) e Centro de Ciências da Saúde (CCS), busca analisar como o peso corporal e a hipertensão influenciam o sistema imunológico.

As inscrições estão abertas até o dia 17 de maio de 2025. Interessados devem preencher o formulário online disponível. Para a triagem, será necessário informar sobre as condições de saúde, se há histórico de cirurgias gástricas, uso de medicamentos anti-hipertensivos e tabagismo. A pesquisa será realizada com voluntários que tenham entre 18 e  40 anos que estejam acima do peso, sejam hipertensos ou não hipertensos, e pessoas que mantêm o peso equilibrado e são hipertensas.

.A triagem acontecerá até o dia 24 de maio de 2025, no Departamento de Pós-graduação de Nutrição (PPGCN), no Campus I, na ocasião será realizada uma avaliação de composição e orientação nutricional.

O projeto de pesquisa, que envolve a avaliação, foi desenvolvido para analisar como a combinação de obesidade e hipertensão altera a resposta imunológica, comparando diferentes perfis de saúde (obesos, hipertensos e eutróficos). Os resultados serão utilizados para propor medidas preventivas e terapêuticas mais eficazes para melhorar a saúde imunológica em pessoas com doenças crônicas, como obesidade e hipertensão. 

O objetivo da pesquisa é compreender como o excesso de peso ou a manutenção de um peso saudável pode influenciar o sistema imunológico, além de analisar como a hipertensão, quando presente sozinha ou em combinação com diferentes biotipos, afeta o sistema de defesa do organismo.

A pesquisa é realizada pela mestranda Shayenne Vanderley, do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PgPNSB), pela doutora Fernanda Almeida, do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPgBiotecM), e pela doutoranda Ludmilla Sales, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN). As pesquisadoras são orientadas pela professora Tatjana Keesen, do Centro de Biotecnologia e co-orientadas pelo professor José Luiz de B. Alves, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Para informações adicionais, o interessado deve entrar em contato pelos números de telefone: (83) 9844-4961 ou (81) 98846-9153, ou pelo perfil oficial no Instagram @labidic.ufpb

* * *
Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB