Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra Sinfônica da UFPB recebe o maestro peruano Fernando Ortiz Villate

Orquestra Sinfônica da UFPB recebe o maestro peruano Fernando Ortiz Villate

O trompista paraibano Radegundis Tavares participará do concerto como solista
publicado: 17/10/2019 19h12, última modificação: 17/10/2019 20h25
Villate já esteve à frente de importantes orquestras da América Latina. Crédito: Divulgação

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá o maestro peruano Fernando Ortiz Villate nesta sexta-feira (18), no 16° concerto da temporada deste ano.

O recital, que contará também com o trompista paraibano Radegundis Tavares como solista, será realizado a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa. 30 minutos antes, haverá palestra sobre as obras a serem apresentadas.

No repertório, serão executadas peças relevância para o mundo sinfônico, como o “Adagietto” (Sinfonia n° 5), de Gustav Mahler (1860-1911); “Vilcanota”, do peruano Armando Guevara Ochoa (1926-2013); e “Idílio de Siegfried”, de Richard Wagner.

No clímax da apresentação, o trompista paraibano Radegundis Tavares interpretará o “Concerto n° 1 para trompa e cordas”, do compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809).

O maestro peruano Fernando Ortiz Villate passou pelo Programa de Educação Musical El Sistema, da Venezuela, promovendo depois oficinas orquestrais e masterclass para a área da regência, instrumentação e trabalho coletivo, onde a música passa a ser ferramenta de educação social.

Villate também esteve à frente de importantes orquestras em palcos consagrados de países da América Latina, como o Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai e Brasil, além de nos Estados Unidos.

Já Radegundis Tavares tem comandado várias orquestras sinfônicas e possui título de doutor em Música pela UFPB. Atua também como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ascom/UFPB