Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Núcleo de Cultura Popular da UFPB realiza evento em celebração ao mês da cultura popular

publicado: 23/08/2022 17h42, última modificação: 24/08/2022 12h25
Coco de Roda e cantos indígenas fazem parte da programação do evento

Foto: Divulgação

O mês de agosto é considerado no Brasil o mês da cultura popular, devido à comemoração do Dia do Folclore em 22 de agosto. Para celebrar esse mês, o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular da UFPB (Nuppo) realiza o evento “Mês da Cultura Popular”.

Na quarta-feira (24), a programação terá como foco o Coco de Roda e acontece na sede do Nuppo, localizada no térreo da Reitoria, a partir das 19h, com a participação da cantora e compositora popular Odete de Pilar, Mestra de Coco de Roda e Ciranda.

Também participará do momento o poeta e escritor Joan Saulo do Monte, que apresentará o trabalho “Odete de pilar para o mundo: com som, prosa e poesia”, e conduzirá um debate sobre o Coco de Roda, dança nordestina rica em poesia, ritmo e expressão cultural. O bate papo será seguido de apresentação cultural da Mestra Odete de Pilar.

Já no dia 26 de agosto, às 14h, também na sede do Nuppo, a ação destacará como tema os cantos indígenas. O evento terá início com uma palestra da professora indígena Miriam Gomes, da Escola Paulo Efrasio Rodrigues, localizada na Baía da Traição, na Aldeia São Miguel. Ela tratará das vicissitudes da jornada enquanto educadora.

Na sequência ocorrerá a apresentação cultural de cantos e instrumentos indígenas com os alunos da escola Paulo Efrasio Rodrigues. Toda a programação do mês da cultura popular é gratuita e aberta ao público, sem a necessidade de realização de inscrição.

Para o coordenador do Nuppo, Prof Hermano de França Rodrigues, que realizará a abertura e encerramento do evento, é muito importante para a UFPB promover a valorização da cultura popular. “É um ato político, moral e ético, na medida em que estamos reconhecendo, de fato, nossa ancestralidade, alimentando as raízes alquímicas de nossa identidade hibridamente brasileira”, disse o Prof Hermano de França Rodrigues, que também é professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB.

Sobre o Nuppo

O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular – Nuppo é um setor da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) criado em 1978, como um dos primeiros espaços especializados em Cultura Popular na Paraíba. Abarca a biblioteca Altimar Pimentel e o Museu da Cultura Popular, que conta com uma coleção de peças de cerâmica, brinquedos, gravuras, ex-votos e artefatos da cultura indígena.

Além disso, o Nuppo guarda um grande acervo audiovisual com registros culturais realizados em todas as cidades da Paraíba e um acervo de dados e pesquisas científicas desenvolvidas pelos pesquisadores associados ao núcleo.

O Nuppo é aberto à visitação individual e em grupo, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, no prédio da Reitoria da UFPB.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins