Notícias
Na UFPB, Galeria Lavandeira promove a exposição ‘Gabinete do Acúmulo’, até 15 de abril
A Galeria Lavandeira, equipamento cultural da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebe, até o dia 15 de abril, a exposição ‘Gabinete do Acúmulo’. O espaço, localizado no Bloco B do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com entrada franca e aberta ao público externo.
A curadoria dessa exposição é coletiva e foi realizada pelo Diretório Acadêmico do curso de Artes Visuais (DAAV).
Todas as obras foram produzidas por 53 estudantes, do 1° ao 8° período dos cursos de graduação em Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) e, de acordo com Maya Oliveira, coordenadora do Diretório Acadêmico dos cursos de Artes Visuais (DAAV), cerca de 80% desses alunos estão apresentando, nesta exposição, seus trabalhos pela primeira vez.
O nome da exposição, ‘Gabinete do Acúmulo’, faz referência ao ‘Gabinete de Curiosidades’ ou ‘Câmara de Maravilhas’, espaços populares na Europa durante o Renascimento e as Grandes Navegações, onde eram exibidos uma grande variedade de artefatos raros, ecléticos e exóticos.
Por este motivo a exposição se caracteriza pela multilinguagem. Nela, o visitante vai se deparar com a arte em seus diversos formatos, como pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, vídeos, projeções, poesias e performances.
“É um projeto grandioso e é por isso que, querendo trazer essa alusão ao conceito de quantidade, foi escolhida a palavra ‘acúmulo’ para nomeá-lo. É a exposição com o maior número de artistas e de obras desde a inauguração da galeria, em 2014”, explica Maya.
Para mais informações sobre a exposição, acesse os perfis da Galeria Lavandeira e do DAAV no Instagram.