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Licenciatura em Dança da UFPB recebe nota máxima do MEC
O curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu nota 5, conceito máximo, em parecer do Ministério da Educação (MEC). Esta é a primeira avaliação da graduação, em funcionamento desde 2013.2, com duas turmas concluídas.
O curso oferece, por ano, 30 vagas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Há 101 alunos ativos e matriculados. A próxima turma entrará no semestre 2019.2. Integram a licenciatura 11 docentes. Eles ministram aulas também para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Teatro, que, junto com a Licenciatura em Dança, constituem o Departamento de Artes Cênicas da UFPB.
Segundo Candice Didonet, vice-coordenadora do curso, a Licenciatura em Dança possui diversos projetos e grupos de extensão, de ensino e de pesquisa direcionados aos eixos de sua composição curricular: “dança e educação”, “historiografia e teoria em dança”, “danças brasileiras e culturas populares” e “dança criativa: criação e performance em dança”.
Neste ano, foi criado ainda o Grupo de Investigação em Dança, que conta com a participação de 15 alunos bolsistas. No âmbito departamental, também existem estudantes bolsistas que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica.
Além disso, as alunas e alunos do curso colaboram na organização da Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas, evento que já teve professores e artistas internacionais e é realizado anualmente. Em 2019, celebrará sua décima edição. As datas serão divulgadas em breve.
Recentemente, o Projeto Curricular Pedagógico foi do curso foi atualizado a partir das demandas dos estudantes e para o seu melhor funcionamento junto às diretrizes e carga horária exigidas pelo MEC. Atualmente, a graduação está em fase de implementação do formato modular, tendo em vista a natureza prática e corporal de muitas disciplinas que compõe o fluxograma do projeto pedagógico.
Os egressos do Curso de Licenciatura em Dança estarão capacitados a atuar como professores de dança numa perspectiva interdisciplinar, plural e respeitosa à integridade física e psicológica dos seus alunos. Serão capazes de integrar teoria e prática a partir de uma reflexão ética e crítica do papel social e artístico das diversas práticas de dança. Para conhecer mais o curso, visite sua página.
Ascom/UFPB